25/11/2011

NÃO PARTAM A MINHA CASA (VÍDEO)

Dentro do OKUPAPALA, tem-se projectado em vários bairros, o documentário "NÃO PARTAM A MINHA CASA". Tomando em conta o próprio contexto, decidimos deixar aqui o documentário para que possam acompanhar e divulgar:

OKUPAPALA: GRAFFITI NO 16 DE JUNHO (última parte)

O Jesse tem-nos trazido nestes espaços a cobertura do OKUPAPALA no ex. Centro 16 de Junho, B.º da Lixeira/27 de Março. Temos acompanhado as entrevistas e o ambiente que esta actividade tem provocado.

Vamos acompanhar à terceira e última parte:

OKUPAPALA GRAFFITI NO 16 DE JUNHO (2)

Vamos dar seguimento à matéria que o Jesse preparou para nós sobre a actividade que os graffiteiros realizaram no ex. Centro 16 de Junho.

O OKUPAPALA tem vindo a marcar presença em vários bairros da periferia do Lobito. O Graffiti tem sido uma das intervenções que mais tem movimentado as comunidades. Vamos acompanhar a segunda parte:

OKUPAPALA: GRAFFITI NO 16 DE JUNHO

O Jesse, foi quem esteve no ex. Centro 16 de Junho a fazer a cobertura de algumas actividades realizadas dentro do OKUPAPALA. Depois do importante jogo de futebol, acompanhou o que os graffiteiros decidiram fazer por aquelas bandas. Afinal sempre se consegue descobrir o sonho em qualquer canto do espaço.

Vamos acompanhar à primeira parte da matéria preparada pelo jesse Lufendo da Brigada jornalística da OMUNGA, em exclusivo:

24/11/2011

OKUPAPALA: TORNEIO DE FUTEBOL (3)

Vamos acompanhar a conclusão da matéria preparada pelo Jesse da Brigada Jornalísitca da OMUNGA, em relação à grande partida de futebol que opôs a equipa dirigida pelo Jesus, do 16 de Junho, à da Damba Maria.

Os visitantes, contrariamente às suas expectativas antes do apito inicial do árbito, que era de vencer a equipa da casa, sairam do explêndido estádio com uma derrota nas costas.

Jesus orientou bem os seus pupílos que não deixaram que os damba-marianos furassem as balisas bem defendidas dos azuis e vermelhos. A partida que encheu os olhos de todos os espectadores com um bom espectáculo, deixou saudades até ao próximo reencontro previsto para o grandioso campo da Damba Maria.

Acompanhem as belíssimas imagens e as palavras dos entrevistados:

OKUPAPALA: TORNEIO DE FUTEBOL (2)

Neste espaço vamos dar seguimento à segunda parte da cobertura feita pelo Jesse da Brigada Jornalística da OMUNGA, à partida que colocou frente a frente as equipas do 16 de Junho e a da Damba Maria. Lembramos que o resultado foi favorável à equipa da casa por duas bolas sem resposta.

Este torneio que envolve equipas de diferentes bairros, enquadra-se nas actividades do 1.º Encontro Internacional de Artes e Culturas Urbanas que decorre no Lobito desde 10 de Novembro.
Acompanhem:

OKUPAPALA: TORNEIO DE FUTEBOL (1)

Dentro do OKUPAPALA, 1.º Encontro Internacional de Artes e Culturas Urbanas, que se realiza no Lobito desde 10 de Novembro, está a decorrer um torneio de futebol que põe frente a frente equipas de diferentes bairros. Vamos apresentar aqui a primeira parte do rescaldo do jogo realizado entre a equipa do 16 de Junho e a da Damba Maria:

OKUPAPALA: NELO SANTOS FALA CONNOSCO

Vamos dar neste espaço, sequência à entrevista que o Jesse, da Brigada Jornalística da OMUNGA fez ao Nelo Santos.

Nelo Santos está entre nós há cerca de 5 dias. Como um dos impulsionadores do OKUPAPALA, ele vai partilhar connosco ideias: Acompanhem:

OKUPAPALA: MAIS UM ANGOLANO ENTRE NÓS

Nelo Santos, outro da terra. Como muitos, há algum tempo que está fora. Estudando. Dialogando. Conhecendo. Partilhando. Crescendo!

Está envolvido no OKUPAPALA desde o início. Sonhador, vem estar connosco para dialogar, debater, convesar.

Acompanhem a primeira parte da entrevista que o Nelo Santos concedeu ao Jesse da Brigada de Jornalistas da OMUNGA:

23/11/2011

OKUPAPALA: ENTREVISTA COM A RITA SILVA, EM PORTUGAL

Rita Silva, é uma grande militante da "Solidariedade Imigrante" em Portugal. Já esteve em Angola várias vezes e conheceu o Lobito. A "Solidariedade Imigrante" é membro activo da rede internacional NO VOX, da qual também a OMUNGA faz parte. Vamos acompanhar a sua entrevista.

OKUPAPALA: SEGUNDA PARTE DA ENTREVISTA COM ANTÓNIO CARVALHO

Neste espaço vamos concluir a entrevista que António de Carvalho, ou só ANTÓNIO para quem preferir, concedeu em exclusivo ao Jesse, na OMUNGA.

António é natural do Lobito. Vive em Portugal mas andou umm pouco por aí. Afinal sempre esteve aí!



OKUPAPALA: ENTREVISTA COM RESPONSÁVEL PELA IMAGEM DO 1.º ENCONTRO INTERNACIONAL DE ARTES E CULTURAS URBANAS, Lobito/Novembro-11 (1)

António de Carvalho, ou mais conhecido por António, é natural do Lobito e reside actualmente em Lisboa. Há mais de 30 anos que não voltava à terra. Proprietário da Tinta Preta, uma empresa de markting, envolvido desde o início no OKUPAPALA, é o responsável pela sua imagem.

Acompanhem a primeira parte da entrevista que concedeu em exclusivo à Brigada Jornalística da OMUNGA:

22/11/2011

OKUPAPALA: CRIANÇAS UTILIZAM O VÍDEO PARA CONHECER OS BAIRROS

As crianças da escola José Samuel, do Bairro da Lixeira/27 de Março estiveram envolvidas num processo de "re"conhecimentos dos bairros. Enquadra-se dentro do Ekwatisso que é um projecto apoiado pela Christian Aid. As crianças puderam não só observar como é a vida em cada bairro como ainda entrevistar pessoas importantes, como os Sobas. Deste percurso, produziu-se um pequeno vídeo que tem sido projectado durante o OKUPAPALA. Vamos transcrever uma parte:

OKUPAPALA: BAIRROS RECEBEM PROJECÇÃO DE VÍDEOS

O documentário "Não Partam a Minha Casa" da OMUNGA tem sido apresentado em várias comunidades dentro do OKUPAPALA, conjuntamente com outros vídeos de entretenimento. Nos dias 17, 18 e 21, projectou-se no B.º da Lixeira/27 de Março, junto à praça, no campo de futebol e no ex Centro 16 de Junho, respectivamente:

OKUPAPALA: ALTO LIRO RECEBE O TEATRO DE RUA

O B.º do Alto Liro, recebeu uma oficina de teatro de rua com a animação de Meirinho Mendes. Encheram as ruas e a encenação se misturou com a realidade. O enterro saíu da igreja local e foi indo....

A brincadeira (okupapala) terminou na paróquia do bairro:

Quem acreditou que a brincadeira (okupapala) tinha acabado, enganou-se. Foi apenas o ensaio. Agora é que o funeral saiu às ruas...

21/11/2011

OKUPAPALA: OFICINAS DE TEATRO ESTIVERAM NO ALTO LIRO

O Alto Liro é mais um dos bairros do Lobito que é espaço para o espaço do OKUPAPALA. Uma oficina de teatro de rua encheu o dia-a-dia do bairro:

OKUPAPALA: INVADE AS CASAS E PINTALGA-AS DE IMAGINAÇÕES...

Não se consegue ficar quieto. Depois de estar-se o dia na rua, mesmo à noite, o bicho-carpinteiro mexe com o pincel. Foi assim na casa do Zé-Tó: