26/02/2014

DIRECTOR DA ESCOLA SAGRADA ESPERANÇA AVALIA INTERVENÇÃO DA OMUNGA EM 2013


Como já temos vindo a informar, a OMUNGA encontra-se em processo de avaliar as suas actividades desenvolvidas durante 2013. Nesta conformidade tem ouvido as comunidades e os directores de escolas com as quais a OMUNGA tem desenvolvido as suas actividades.

As actividades desenvolvidas junto às escolas são apoiadas pela USAID, através da World Learning no projecto OKUPANGA LEPANDI coordenado pela AJS e apoiada pela Christian Aid através do projecto Ekwatisso.

A 25 de Fevereiro, a OMUNGA ouviu o director da Escola Sagrada Esperança. A Albina Tiago é a educadora social que trabalha directamente com as crianças desta escola e foi quem orientou a entrevista.
________________________________
Outros links relacionados:


(vídeo de António Mowiñi e edição de Domingos Mário)



25/02/2014

CRIANÇAS VISITAM CFB E BIOPIO


A OMUNGA desenvolve actividades com crianças das comunidades onde está inserida a sua acção. As comunidades são as do B.º de São Miguel, B.º da Luz, B.º do Ngolo d’Areia, do 16 de Junho e da Feira do Lobito. O objectivo é o de promover o desenvolvimento integrado da comunidade.

Uma das linhas de intervenção é junto às escolas destas comunidades com o propósito de desenvolver as capacidades de leitura, escrita e matemática através de métodos lúdicos. Estas actividades eram financiadas pela USAID através da World Learning, através do projecto OKUTANGA LEPANDI coordenado pela AJS.

As actividades complementares como torneios de futebol, actividades recreativas, oficina de vídeo, feiras, visitas e excursões, palestras com os moradores, facilitação de acesso a documentação pessoal, entre outras, são suportadas pela Christian Aid através do projecto Ekwatisso.

A 22 de Fevereiro de 14, as crianças destas comunidades visitaram o CFB e fizeram uma excursão ao Biopio.
_________________________________-
Outros links relacionados:

Estas actividades são mensais e prevê-se para Março a visita ao centro de transformação eléctrica da ENE do Lobito e excursão à Hanha do Norte.

(imagens, entrevistas e edição de Domingos Mário)



23/02/2014

AVALIA-SE 2013 NO SÃO MIGUEL


Findo o ano de 2013, a equipe da OMUNGA anda nas comunidades a fazer avaliações com as comunidades sobre as actividades desenvolvidas em 2013 mas também perspectivar de forma mais envolvente as actividades para 2014.

A OMUNGA tem desenvolvido actividades com crianças em muitas das comunidades com excursões, visitas a lugares de interesse, palestras diversas com os adultos, formações, actividades de sensibilização e de aproximação dos servidores públicos às comunidades, actividades de interacção, entre outras   

A OMUNGA esteve agora na comunidade do B.º do São Miguel. Já tinha ouvido o director da escola do B.ºdo Ngolo d’ Areia. Esteve também na comunidade do 16 de Junho. Vai agora ouvir ainda a comunidade do B.º da Luz, os moradores de rua das diferentes paradas, o pessoal da escola Sagrada Esperança, os moradores da Feira do Lobito e demais comunidades onde a OMUNGA tem laços.

Aqui podemos apercebermo-nos dos laços que os educadores estabelecem com as pessoas nestas comunidades. Para o B.º do São Miguel devemos elogiar o trabalho da nossa companheira Felícia que infelizmente nos vai ter que deixar durante um ano,

Aproveitamos aqui para desejar a ela toda a felicidade e todo o reconhecimento do trabalho que desenvolveu durante este ano que estivemos juntos. Beijo grande Felícia.


(imagens, entrevista e edição de Eli Edilsom)






21/02/2014

FALOU-SE DE HIV/SIDA E DISCRIMINAÇÃO NA COMUNIDADE DO 16 DE JUNHO


Como já divulgamos, está em curso um ciclo de palestras junto de diferentes comunidades levado a cabo pela equipa da OMUNGA.

Foi assim que a 19 de Fevereiro, a Júlia Adelaide, enfermeira da Maternidade do Lobito ligada ao programa de combate ao HIV/SIDA orientou o encontro realizado junto da comunidade do 16 de Junho, B.º 27 de Março, zona alta da cidade do Lobito.

O encontro que serviu para se conversar sobre VIH/SIDA E DISCRIMINAÇÃO, contou com a presença da maioria das mulheres daquela comunidade.

Eis aqui o programa de palestras

29-01-14 : VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SUAS CAUSAS – Comunidade do 16 de Junho
19-02-14 : VIH/SIDA E DISCRIMINAÇÃO – Comunidade do 16 de Junho
25-02-14 : VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E ENCAMINHAMENTO – Comunidade da Feira do Lobito
26-02-14 : HIGIENE ALIMENTAR – Comunidade do 16 de Junho
27-02-14 : RESOLUÇÃO DE CONFLITOS – Comunidade do 16 de Junho
27-02-14 : RESOLUÇÃO DE CONFLITOS – Focos dos moradores de rua
05-03-14 : VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E ACONSELHAMENTO – Comunidade do 16 de Junho
11-03-14 : DIREITOS E IGUALDADE DE GÉNERO – Comunidade do 16 de Junho
19-03-14 : DIREITOS E IGUALDADE DE GÉNERO – Focos dos moradores de rua


(imagens e edição de Eli Edilson)


18/02/2014

DAVID MENDES FALOU DE CORRUPÇÃO E DA PROCURADORIA EM ANGOLA


A 13 de Fevereiro de 14 realizou-se mais uma edição do QUINTAS DE DEBATE. Mais uma vez tivemos a presença de David Mendes como prelector. Perante mais de 200 participantes que superlotaram a sala do Hotel Praia Morena, em Benguela, dissertou sobre o Papel da Procuradoria-geral da República no Combate à Corrupção em Angola.

Uma das questões que temos vindo a acompanhar de forma satisfatória é o aumento da participação de mulheres nestes debates.

A OMUNGA prevê trazer a Benguela para o próximo debate de 27 deste mês, o activista Rafael Marques.

(imagens de Domingos Mário)


07/02/2014

OMUNGA ARRANCA COM PROCESSO DE AUSCULTAÇÃO DAS COMUNIDADES



 (a Ginga, coordenadora do Ekwatisso da OMUNGA)
Com a intenção de planificar de forma participativa as actividades junto das comunidades para 2014, iniciou-se um processo de consulta.

A 5 de Janeiro a equipa orientou o encontro da comunidade do 16 de Junho, B.º 27 de Março onde participaram 16 moradores.

Os problemas levantados ligam-se com a situação das residências inacabadas, o acesso à água e energia eléctrica. Por outro lado, também foi bastante salientado os diferentes tipos de conflitos familiares e dentro da comunidade como ainda do acesso a documentos pessoais e à saúde.

(imagens e vídeo de Eli Edilson)

MORADORES DO MBANGO MBANGO GANHAM ESCOLA E POSTO MÉDICO COMO RESULTADO DA SUA LUTA




(líder da comissão de moradores do Mbango Mbango)

A comunidade do Mbango Mbango localizada na parte alta da cidade é constituída por antigos moradores do 27 de Março, no Lobito.

Por ordens da Administração municipal do Lobito, as residências anteriores estiveram na eminência de serem demolidas sem qualquer processo de negociação e com a intervenção da própria polícia nacional.

Depois de resistência, organização e intervenção pró activa e com acompanhamento da OMUNGA, conseguiu-se que o anterior governador de Benguela se deslocasse ao local e dialogasse com a população. Foi assim, que deste processo negocial, o governo iniciou um processo de construção de residências e de distribuição de terrenos.

Foram construídas 26 residências para os moradores que tinham já as suas residências definitivas construídas e distribuídos 79 terrenos para os que não tinham casa de construção definitiva ou só tinham alicerces, faltando 44 terrenos.

Os moradores continuam a lutar por melhores condições de vida e é assim que a 5 de Janeiro, foi inaugurada uma escola primária e um posto de saúde na zona.

A OMUNGA esteve no local a testemunhar o referido acto.

(imagens e vídeo de Domingos Mário)

02/02/2014

NITO ALVES EM BENGUELA. 17 ANOS E UMA HISTÓRIA



O jovem Nito Alves, cidadão angolano de 17 anos que durante muito tempo tem feito circular tinta em todos os meios de comunicação, esteve em Benguela a convite da OMUNGA. Desde as conversas nos kandongueiros, nas praças e nos almoços de família, nas redes sociais e mesmo nos órgãos formais de comunicação social, Nito Alves encheu as bocas em discussões. Em reuniões de partidos e de associações. Nito Alves é o nosso mais jovem preso político.

Mereceu uma enorme rede de solidariedade nacional e internacional.

De acordo aos documentos a que a OMUNGA teve acesso, recebeu mandato de soltura a 8 de Novembro de 2013, mediante “Termo de identidade e de Residência, ficando obrigado a se apresentar quinzenalmente” no Tribunal Provincial de Luanda, “proibido de se ausentar da província de Luanda até ao término de todas as fases processuais.”
(com Maria Odete Patrocínio)
A última acusação descrita em decisão pelo Procurador da República junto à Sala dos Crimes Comuns do Tribunal Provincial de Luanda a 8 de Novembro de 2013, é o de “injúrias contra titular de órgão de soberania.

Nito Alves fez a sua avaliação da sua deslocação a Benguela.

(imagens e entrevista de Domingos Mário)


01/02/2014

DOMINGOS DA CRUZ VISITA MORADORES DE RUA DO LOBITO



Domingos da Cruz esteve em Benguela a convite da OMUNGA para facilitar o QUINTAS DE DEBATE de 30 de Janeiro de 2014 que teve lugar no Hotel Praia Morena em Benguela.

Durante a manhã, Domingos da Cruz visitou algumas “paradas” de jovens moradores de rua no Lobito para poder tomar contacto com esta realidade.

No final do debate, Domingos da Cruz fez uma avaliação.

(imagens e entrevista de Domingos Mário)