21/02/2015

O PROCESSO AUTÁRQUICO E A CRISE FINANCEIRA: QUE PAPEL DESEMPENHARIAM AS AUTARQUIAS NO ACTUAL CONTEXTO.


A 19 de Fevereiro, na sala de conferência do Hotel Mil Cidades em Benguela, onde foi prelector o Domingos da Cruz para abordar “O PROCESSO AUTÁRQUICO E A CRISE FINANCEIRA: QUE PAPEL DESEMPENHARIAM AS AUTARQUIAS NO ACTUAL CONTEXTO”.



20/02/2015

DECLARAÇÃO PÚBLICA SOBRE ASSALTO À MÃO ARMADA


Ref.ª: OM/ 0020 /015
Lobito, 20 de Fevereiro de 2015

     
DECLARAÇÃO PÚBLICA

ASSALTO À MÃO ARMADA ÀS INSTALAÇÕES DA OMUNGA
E À RESIDÊNCIA DO SEU COORDENADOR


A OMUNGA vem pela presente prestar as seguintes informações sobre a acção de que foi alvo assim como na residência do seu coordenador:

OS FACTOS

Na madrugada de quarta feira, 18 de Fevereiro, por volta das 3 horas da madrugada, dois individúos usando a farda do exército nacional, incluindo botas e fazendo uso de uma metralhadora AKM e de um revolver, iniciaram a ação de invasão das instalações da OMUNGA e de assalto à residência do coordenador da OMUNGA, de acordo às informações prestadas pelo Manuel Canjanja que se encontrava de guarda às instalações da OMUNGA.

É importante recordar que os escritórios da OMUNGA localizam-se na parte traseira da residência onde habita José Patrocínio, no B.º da Luz, Ra da Bolama, casa 2, Lobito.

Desta acção resultou a agressão de Manuel Canjanja e o roubo da sua pasta com algum dinheiro e também o roubo de uma câmara fotográfica e de um telefone que se encontravam na mesa de trabalho de José Patrocínio, na sua residência.

A OMUNGA está preocupada com alguns aspectos desta acção que facilitam concluir que a mesma era direccionada intencionalmente à nossa associação e ao seu coordenador não podendo, no entanto, adivinhar os seus propósitos.

OS ELEMENTOS DE SUSPEITA

 - A residência onde vive o coordenador da OMUNGA e onde funcionam os seus escritórios fica a menos de 50 metros da porta de armas da Academia Militar do Exército,

- Os dois indivíduos vieram a pé, fardados e de metralhadora pela rua frontal à referida unidade militar, complectamente à vontade,

- Os indivíduos dirigiram-se de imediato às nossas instalações, tendo um deles se colocado logo em posição junto a uma viatura e o outro ter avançado em direcção ao guarda,

- Na referida rua mais nenhuma residência tem guarda,

- Mesmo com guarda efectuaram a ação,

- Depois da agressão, mandaram o guarda embora sem qualquer receio que o mesmo se dirigisse à porta de armas da referida Academia em busca de socorro ou procurasse o mesmo em qualquer outro local,

- Depois de cerca de 30 minutos os dois indivíduos voltaram a retirar-se calmamente sem qualquer sinal de precipitação descendo a rua em sentido contrário,

- A casa não foi remexida e apenas foi roubada a pasta do guarda onde tinha algum dinheiro, possivelmente para transportar os bens roubados como seja a câmara fotográfica e um telemóvel.

OS PASSOS DADOS

Na manhã de 18 de Fevereiro membros da OMUNGA conjuntamente com Manuel Canjanja dirigiram-se ao piquete da investigação criminal do Lobito para apresentação de queixa junto do investigador Jessé, mas sem efeito já que o mesmo orientou a elaboração de uma carta.

O coordenador da OMUNGA efectuou a queixa junto da investigação criminal, na pessoa do Sr. Investigador Felix na manhã de 19 de Fevereiro de 2015

Nesta mesma manhã, o coordenador da OMUNGA pôde apresentar o caso, na sua residência e nas instalações da OMUNGA, ao Sr. Wilson Quintas enviado pelo Comandante da 1.ª esquadra, Sr. Barnabé

Na tarde desse mesmo dia, a equipe de peritos da investigação criminal liderada pelo investigador Felix estiveram na residência do Sr. José Patrocínio onde puderam fazer a peritagem e ouvir a queixa do guarda Sr. Manuel Canjanja.

No dia 20 de Fevereiro a Associação OMUNGA dirigiu uma carta ao Director da Investigação do Lobito a expôr a situação e a confirmar o seu interesse na continuidade do processo investigativo.

Ainda a 20 de Fevereiro, a Associação OMUNGA endereçou uma carta ao Comandante Municipal da Polícia do Lobito com cópia ao Governador Provincial de Benguela a solicitar as devidas medidas de protecção.

Por último e também a 20 de Fevereiro a OMUNGA escreveu uma carta ao Comandante da Academia Militar do Exército do Lobito a solicitar medidas de protecção.

José Patrocínio


Coordenador


19/02/2015

Angola, casa de Coordenador da Omunga é assaltada a mão armada: solidaridade AIH



José Patrocinio
Coordinator OMUNGA
Angola

Dear comrade and friend,

We have just received this bad news that highlights the violent and terrorist reaction of those who feel threatened their privileges by the defenders of the right to housing and human rights, in particular by your engagement against the forced evictions.

For these reasons, first of all, I would like to express the repudiation of these terrorist acts and the full solidarity of the International Alliance of Inhabitants with your / our struggle!

At the same time, we ask the authorities to find those responsible and prevent the repetition of such acts of violence.

Hoping to meet you soon, hopefully at the World Assembly of Inhabitants (WSF, Tunis, 24-28 March 2015), ciao in solidarity.

Cesare

Français

Cher camarade et ami,

Nous venons de recevoir cette mauvaise nouvelle qui met en évidence la réaction violente et terroriste de ceux qui se sentent menacés dans leurs privilèges par les défenseurs du droit au logement et les droits humains, en particulier par votre engagement contre les expulsions forcées.

Pour ces raisons, tout d'abord, je tiens à exprimer la répudiation de ces actes terroristes et la pleine solidarité de l'Alliance Internationale des Habitants avec votre / notre lutte!

En même temps, nous demandons aux autorités pour trouver les coupables et prévenir la répétition de tels actes de violence.

En espérant nous rencontrer prochainement, je l'espère à l'Assemblée Mondiale des Habitants (FSM, Tunis, 24-28 Mars 2015), ciao en solidarité.

Español    

Estimado camarada y amigo,

Acabamos de recibir esta mala noticia que pone de relieve la reacción violenta y terrorista de los que se sienten amenazados en sus privilegios por los defensores del derecho a la vivienda y los derechos humanos, en particular por su compromiso en contra de los desalojos forzosos.

Por estas razones, en primer lugar, me gustaría expresar el repudio a estos actos terroristas y la plena solidaridad de la Alianza Internacional de Habitantes con su / nuestra lucha!

Al mismo mismo, pedimos a las autoridades para encontrar a los responsables y impedir la repetición de tales actos de violencia.

Con la esperanza de encontrarnos pronto, esperemos en la Asamblea Mundial de los Habitantes (FSM, Tunez, 24 a 28 marzo, 2015), ciao en solidaridad.
Cesare
-----------------------------
Cesare Ottolini
IAI Global Coordinator
www.habitants.org

-----------------------------

18/02/2015

CASA DE COORDENADOR DA OMUNGA É ASSALTADA À MÃO ARMADA


Na madrugada de quarta feira, 18 de Fevereiro, por volta das 3 horas da madrugada, dois indivíduos usando a farda do exército nacional e fazendo uso de uma metralhadora AKM e de um revolver, iniciaram a ação de assalto à residência do coordenador da OMUNGA, de acordo às informações prestadas pelo Manel que se encontrava de guarda às instalações da OMUNGA.

É importante recordar que os escritórios da OMUNGA localizam-se na parte traseira da residência onde habita José Patrocínio.

De acordo ainda às informações do Manel, os dois indivíduos vieram a pé, pela rua que limita a Academia Militar, no Bairro da Luz, perto da porta de armas, e dirigiram-se de imediato à residência.

O que se acompanhava da metralhadora ficou encostado a uma viatura que se encontrava estacionada de fronte à casa, enquanto o outro avançou até à entrada do quintal que dá acesso às traseiras e aos escritórios da OMUNGA.

Foi aí que encontrou o Manel que estava de serviço e cumprimentou-o – boa noite. O Manel respondeu – bom dia. Ai já é dia, atira o fardado e continua – você é que é o guarda desta casa? O Manel respondeu – Sim e o que quer? É nesta altura que o fardado puxa da pistola pondo bala na câmara e apontando para o Manel diz – Ainda perguntas o que eu quero? Fica de pé. Ao mesmo tempo o outro fardado que ficara de alerta põe também bala na câmara da AKM e avançam juntos contra o guarda. Aqui esbofetearam o guarda e obrigaram-no a ir-se embora, tendo este ficado a certa distância observando.

De acordo ao Manel os mesmos permaneceram no espaço por volta de meia hora tendo depois se retirado calmamente a pé na direcção oposta da rua.

É nessa altura que o Manel retorna ao local e desperta o coordenador da OMUNGA que se encontrava a dormir na sua residência, para contar o ocorrido e questionar se não tinha sofrido alguma ação dos meliantes.

Foi assim que se deu conta que havia a janela arrombada e tinham desaparecido da casa do coordenador da OMUNGA a câmara fotográfica e o telefone que se encontravam em cima da mesa de trabalho.

A casa não foi remexida nem mais nada desapareceu. O pequeno gerador ficou no quintal. Apenas a câmara fotográfica e o telefone da movicel tipo android foram à vida.

Será importante recordar que a 22 de Dezembro, José Patrocínio foi brutalmente retido dentro da referida Academia Militar enquanto Alexandra de Vitória Pereira fora agredida pelos militares por apenas terem estacionado a viatura frente à referida unidade militar. Nessa altura a OMUNGA endereço uma carta ao Comandante da referida instituição a exigir os devidos esclarecimentos e responsabilização. Sem resposta até hoje.

A pergunta fica no ar. Que proteção garante esta academia militar dentro do Bairro da Luz se os seus militares agridem pacatos cidadãos e deixam circular meliantes fardados e com metralhadoras pelas ruas? Afinal o que pretendiam estes presumíveis meliantes? Vieram directamente à residência, a pé, fardados e com arma de guerra e só levaram a câmara fotográfica e o telefone!

A queixa avança junto da investigação criminal e demais instituições.