21/05/2016

Acesso ao Direito e à Justiça esteve em debate na TV Zimbo


A TV ZIMBO, realizou mais um Debate Livre que foi sobre o tema “O Acesso dos Cidadãos ao Direito e à Justiça”, em que foram convidados os juristas Amor de Fátima Mateus, Josias Rodrigues,  Juvenis Paulo e David Mendes.

Durante o debate é reconhecido o papel das associações de direitos humanos, nomeadamente a OMUNGA, AJPD, SOS Habitat, ACC e Mãos Livres, no acesso ao Direito e à Justiça, pelos cidadãos e comunidades.


Tomando em conta a importância do tema, divulgamos aqui o referido debate na íntegra.





20/05/2016

Carlos Rosado falou, no Quintas de Debate, sobre a actual crise em Angola


A Associação OMUNGA, em parceria com a OHI e o apoio da OSISA, realizou mais uma edição do Quintas de Debate no passado dia 19, no Hotel Praia Morena em Benguela. Foi convidado o economista e jornalista Carlos Rosado de Carvalho que falou para uma sala com mais de 100 participantes, sobre “Causas e Reflexos da Actual Crise Económica e Financeira de Angola”.

Para acompanhar todo o debate click aqui.

O palestrante abordou o desenvolvimento da economia angolana ao longo dos anos bem como perspectivou para os anos futuros. Realçou o efeito da paz e da elevada subida do preço do petróleo como factores importantes e primordiais para o seu crescimento, tendo o PIB passado de 12 mil milhões de dólares em 2002 para 127 mil milhões de dólares em 2014.

No final, Carlos Rosado de Carvalho falou em especial para a OMUNGA


Domingos Mário e Carlos Alberto

15/05/2016

Carlos Rosado será o convidado do Quintas de Debate de 19 de Maio em Benguela



A 19 de Maio de 2016, pelas 15 horas, terá lugar mais uma edição do QUINTAS DE DEBATE no auditório do hotel Praia Morena em Benguela.

Será prelector o economista e jornalista Carlos Rosado e abordará o tema “Causas e Reflexos da Actual Crise Económica e Financeira de Angola”.

O debate poderá ainda ser acompanhado em directo através de https://www.youtube.com/OmungaAngola

O debate é aberto a todos os interessados e para isso todos estão convidados a participar e a divulgar.



11/05/2016

Filho do General Sukissa envolvido em conflito de terras no Lobito


Os conflitos de terra no Lobito continuam
Este episódio trata-se de um terreno localizado no bairro do Tenis, próximo à refinaria do Lobito.

Depois de muitos episódios, voltou a surgir outro conflito entre o senhor Victor Ernesto dos Santos contra o senhor Lene Suquissa.

Segundo o senhor Victor (Vítima), aquele local pertenceu ao seu avô (Ulica Ndaganla) desde a era colonial, que era usado para criação de animais e agricultura. A partir do ano de 1986, depois da morte do avô, ele e a mãe ficaram com as terras onde continuaram com a cultura deixada pelo avô.

Quando decidiram fazer outro tipo de uso às terras, em 2013, contataram o senhor Américo Edgar Bonguele, para lhes ajudar a adquirir junto à administração municipal do Lobito, os documentos de propriedade para poderem fazer a construção de suas residências.

Tempos depois o senhor Edgar sumiu, e não voltou a entrar em contato, e desde o referido momento que, apareceu em 2014, o senhor Lene Suquissa, afirmando que aquela terra era de seu pai general Suquissa, e que iria construir no local, expulsando assim o senhor Victor e sua família.

Depois do ocorrido, o senhor Victor solicitou o apoio da CASA-CE, e foi-lhe disponibilizado um advogado (José Kanjamba Ukuahamba ), que remeteram a queixa no tribunal no Lobito.

No mês de Março foram agredidos em frente ao advogado, onde o senhor Lene espancou o senhor Victor, junto à sua mãe. E mostrou resistência em vedar o local, e colocou carcaças de carros no mesmo.

No dia 25 de Abril, tiveram a audiência no tribunal provincial de Lobito, onde segundo a vítima, não houve solução nenhuma, pelo que a Juíza, argumentou não ter solução para o problema, e recomendou  ao advogado, que fizesse um processo para que haja provas suficientes.


Versão do senhor Lene Suquissa

Contactado por telefone, o senhor Lene Suquissa  negou ceder qualquer entrevista e acrescentou ainda que era uma perca de tempo a Omunga acompanhar a situação, pois a mesma já foi encerrada no tribunal, porque tanto o tribunal quanto o advogado, adminitiram que o senhor Victor sofre de problemas mentais, e que o mesmo já teria sido preso, e só não foi por pedido do advogado.

Domingos Mário