29/06/2013

OKUTANGA LEPANDI ENVOLVE OS PAIS DO SÃO MIGUEL


O OKUTANGA LEPANDI continua as suas actividades. Vive ainda uma fase de mobilização das comunidades e da sociedade. A ideia é de se construir um conceito colectivo de Escola. Os educadores sociais desenvolvem as acções de sensibilização quer das lideranças comunitárias, dos encarregados de educação mas também das empresas.

A Felícia é a educadora da OMUNGA que desenvolve actividades junto de crianças da 2.ª e 3.ª classes da escola 1.º de Agosto, no bairro do São Miguel, no Lobito. Por isso organizou mais um encontro com os encarregados de educação na manhã de 29 de Junho. 

Para além dos trabalhos directos no espaço escolar, a educadora efectua visitas às famílias para melhor poder fazer o acompanhamento. Por outro lado, desenvolve passos para angariar apoios de outras instituições e empresas.

Uma das questões importantes, foi a disponibilidade do Centro Social, localizado no bairro, disponibilizar um espaço para o trabalho com as crianças. O próprio centro já se mostrou disponível por ajudar a formação na área de bordados.

O mais importante, pode ser considerado o encontro realizado pela educadora, nesta semana com a representação do CFB. Embora não houvesse qualquer promessa de imediato, aquela empresa ficou de mobilizar apoios para a colocação de dois contentores com ar condicionado para que se possa instalar a biblioteca e a sala de trabalhos.

É assim que se constrói uma nova perspectiva de educação e do “espaço escolar”.

A recolha de imagens foi da responsabilidade do Eli Edilson que é o responsável pela oficina de vídeo e jornalismo junto daquelas crianças.







27/06/2013

CAMPONES DE BANZA QUITEL NÃO ESTÃO DE BRAÇOS CRUZADOS



A Associação SOS Habitat está a acompanhar a expropriação injusta e forçada de terras dos camponeses de Banza Quitel, Icolo e Bengo, para a instalação de um projecto de “Aproveitamento Hidroagrícola da Quiminha aprovada pelo Conselho de Minístros aos 28 de Abril de 2010.

A empresa TAHAL encarregue para executar o projecto, já destruiu mas de três mil hectares (3000Ha) de terra pertencente a 767 camponeses de Banza Quitel, vinte e cinco mil kwanza é o valor que deram em alguns camponeses como indemnização.”



O PAPEL DO PROVEDOR DE JUSTIÇA



Apresentamos aqui o registo em vídeo da palestra realizada a 5 de Junho sobre "O Papel da Provedoria de Justiça Na Garantia do Direito do Acesso à Justiça do Cidadão." A palestra foi orientada por Frederico Batalha, Director de Gabinete da Provedora Adjunta e foi dirigida a estudantes de Direito.

A cobertura foi feita por Eli Edilson.






26/06/2013

3000 Ha DE TERRAS RETIRADOS AOS CAMPONESES



Os camponeses da Cooperativa Banza Yeto, localizada no Município de Icolo e Bengo, comuna de Cabiri, povoação de Banza Quitel, vivem momentos menos positivos por causa de um projecto de Aproveitamento Hidroagrícola da Quiminha aprovada pelo Conselho de Ministros a 28 de Abril de 2010.

A empresa TAHAL encarregue para executar o projecto, já destruiu mais de três mil hectares (3000Ha) de terra pertencente a 767 camponeses de Banza Quitel. 

Vinte e cinco mil kwanzas, é o valor que deram a alguns camponeses como indemnização.

SOS Habitat



25/06/2013

INGLÊS PINTO: "O PAPEL DO DEFENSOR OFICIOSO"


O ex bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, Inglês Pinto, orientou um debate a 17 de Junho de 2013, sobre “O Defensor Oficioso e o seu Papel na Melhoria da Defesa do Cidadão”.

A palestra foi dirigida aos estudantes de Direito do ISP Lusíada no Lobito.