19/06/2013

COMUNIDADE DO N'GOLO DA AREIA DISCUTE FUTURO DA ESCOLA



Projecto  ´´O Kutanga le pandi``
Reunião Geral dos Encarregados de Educação
Acta nº 2

No dia 15 de Junho do ano em curso aconteceua a reunião geral dos encarregados de educação na escola do N´golo D´areia. A reunião foi maracada para  7 horas em ponto, mas como sabemos que ainda temos dificuldades em cumprir com o horário, começamos as 8 e 45 minutos, e terminamos as 11 e 30 minutos. Participaram desta reunão a comissão executiva dos pais nomeadamente: A senhora Maria Mbundi a senhora Mila e o senhor Jerónimo Kapitango Gaieta, a entidade tradicional o  Soba Luciano Epesse, os pais e encarregados de educação.
A reunião foi dirigida pelo Director da escola N´golo D´areia o senhor Justino.

Tivemos como agenda de trabalho:
1.      Saudação e apresentação da mesa.
2.      Reforço na apresentação do projecto, e a condição do espaço.
       Apresentação do melhoramento e a ampliação da escola.
3.      Intervenção da direção da escola para conciderações finais.

·       Reforço na apresentação do projecto, e a condição do espaço.
O Director encarregou-se na apresentação de uma forma resumida do projecto, começando pela organização emplementadora do projecto Associação Juvenil Para a Solidariedade(AJS) e as parceiras, a Omunga e o CRB.
O Director foi claro dizendo que o projecto chama-se O ``Kutanga le Pandi``.
Como todos já me conhecem, o Director comesou por dizer aos encarregados cujo os seus filhos foram celecionados e que nunca participaram numa das reuniões do projecto, que durante a pausa pedagógica finda alguns alunos foram tendo sessões aqui na escola, são estas sessões do projecto o Kutanga le Pandi.
Como a nossa escola não tem sala onde o Educador António possa trabalhar com as crianças, procuramos um espaço aqui bem próximo da escola. Mas o Senhorio aceitou somente na condição de aluguer, isto é mensalmente 3000 Kzs. É um espaço livre merece apetrechar com tendas e chapas!
Portanto, os encarregados que estiveram na reunião passada do projecto, já sabem que vão participar com 1350 Kzs para o aluguer, a compra de chapas  paus: e para os que não sabiam, ali está o comunicado! Dizia o Director.

·       A presentação do melhoramento e ampliação da escola.
O Director reforçou que o projecto não vai durar somente um ano.
O senhor justino disse que foram inspencionados por uma comissão; que disseram que a escola do N´golo D´areia é a única que não está a evoluir. Porque a comunidade da escola não está ajudar na evolução da mesma! Dentro desta dinámica o director disse que a direção desta escola junto com a comissão dos pais aqui presentes, pensaram numa ampliação das salas partindo da placa. Logo o projecto será tranferido numa destas salas de modos a deixar de pagar rendas.
Desta feita, teremos mais salas e podemos minimizar alguns riscos, como enviar certos alunos na escola Mutu-ya-Kevela por falta de espaço, mesmo com o perigo da estrada.
Vai nos pesar um pouco, mas vamos conceguir inclusível faremos alguns pedidos de apoios. Até porque este já é um pensamento nosso desde muinto tempo, se calhar o projecto veio para nos dar mais forças na ampliação da nossa escola; dizia o Director Justino.
O senhor Justino disse que o governo orientou as direções das escolas que nos locais onde estiver as escolas do estado, as empresas que estiverem ao redor da escola devem paricipar no desenvolvimento das mesmas.
Nesta ordem de ideias, a direção da escola do N´golo D´areia junto a comição dos pais, vai elaborar cartas de pedido de apoios dentro da orientação que o governo deu na área da educação para as empresas.
O Director disse que as listas de presenças dos encarregados irão anexadas ao pedido, confirmando que o pedido está ser acompanhado pela comunidade. Isto é, para que dê mais credibilidade ao peditório.
Para tal, é necessário que cada criança contribua com 4000 Kzs, para atingir este grande objectivo. Portanto a contribuição deve comessar já apartir de segunda feira dia 17 de junho de 2013, de modos a comessar a planificar já, e que quando as ferias chegarem a construção comece, e quando comessar as aulas a construção acabou. O Director nomeou os seguintes elementos para receberem os valores: A professora Justina e Ele próprio como Director da escola receberão os valores na escola, eles encaminharão para acomissão de pais; a encarregada Sambita e o encarregado Sambilingui estes vão controlar os valores e passarão a prestar contas no acto da execução. Quando o projecto avansar, de tempo em tempo vamos chamar os pais numa reunião para dar o relatório, e depois da reunião vamos constatar a realidade na escola do avanço da obra.
O Director falou com tanta propriedade que até o próximo ano lectivo, as salas a cima citadas têm de funcionar. Sendo os mais novos ocupando as salas de baixo, e os mais grandinhos ocupando as salas de cima.
·       Diversos
A direção da escola junto a comisão de pais, apelaram que todos os encarregados  particpem da ampliação da escola! Pois quem não o fazer tará de matricular o seu educando numa outra escola.
Nada mais havendo por se tratar foi encerrada a reunião da qual se elaborou a apresente acta.

Lobito aos 15 de junho de 2013


 O educador:  António Mowiñi Chilala Muechalo

Sem comentários: