16/01/2014

DIRECTOR DA ESCOLA DO NGOLO D'AREIA FAZ BALANÇO


Dentro da sua área Ekwatisso, a OMUNGA desenvolve uma série de actividades junto de diferentes comunidades, nomeadamente a do 16 de Junho (Bº 27 de Março), Feira do Lobito (Bº do Compão), B.º São Miguel, B.º da Luz e B.º Ngolo D’areia.

Estas actividades de desenvolvimento comunitário, contam com principal apoio da Christian Aid. No entanto, em 3 destas comunidades, a intervenção junto da comunidade parte da actuação nas escolas ali localizadas.

Junto às escolas, no projecto Okutanga Lepandi, conjuntamente com as associações AJS e CRB e com o financiamento da USAID através da World Learning, os educadores desenvolvem actividades lúdicas com algumas crianças das 2.ª e 3.ª classes com o objectivo de ajudar a melhorar a capacidade de leitura, escrita e cálculo.

Ao mesmo tempo, a OMUNGA tem utilizado nestas escolas a ferramenta do vídeo como uma forma de estimular habilidades mas também como meio de reflexão e análise.

Durante o ano, a OMUNGA desenvolveu actividades que pudessem juntar as crianças das diferentes escolas e entre estas e as crianças das comunidades, como jogos de futebol, visitas a museu e instituições, actividades recreativas em efemérides como 1 e 16 de Junho e no Natal.

Neste momento, aproveitando ainda o período de férias, a OMUNGA está a organizar uma visita com as crianças destas comunidades aos viveiros “Lobito Garden” e uma excursão às “Comportas” na Catumbela, para o mês de Janeiro. Prevê-se uma visita e uma excursão mensal.

Como forma de balancear as actividades, o António Moiñi, educador junto da comunidade do Ngolo D’areia, entrevistou o director daquela escola.

(entrevista de António Moiñi)

Sem comentários: