04/06/2016

LIÇÃO DE DEMOCRACIA EM BENGUELA: LIBERDADE PARA OS PRESOS POLÍTICOS JÁ!


Lobito, 04 de Junho de 2016

NOTA PÚBLICA


É com enorme satisfação e optimismo que a Associação OMUNGA tomou conhecimento de que um grupo de jovens organizou hoje, em Benguela, uma manifestação a exigir a libertação imediata dos 15+2.

De acordo aos cartazes que os cerca de duas dezenas de jovens que se manifestavam pelas diferentes artérias daquela cidade, apelavam ao Tribunal Supremo para que de forma inequívoca, inocentie os jovens activistas presos e condenados num julgamento cheio de atropelos e de assombrações legais.

Nesse sentido, reconhece a coragem destes jovens que, de forma insistente, têm obrigado o sistema a entender e a respeitar o estabelecido na Constituição da República de Angola, no que se refere ao exercício do Direito à Manifestação.

Foi visível o papel responsável dos órgãos policiais que cumpriram com as suas obrigações e assim de forma correta, garantiram o asseguramento dos manifestantes.

Por tudo isto, a OMUNGA reconhece e enaltece o facto de que o Governo Provincial de Benguela, com este acto de entendimento da obrigatoriedade das instituições públicas respeitarem o exercício de todos os direitos pelos cidadãos, ter dado, também, uma lição aos demais governadores provinciais.

O reconhecimento extende-se ao Comandante Provincial da Polícia de Benguela que assim pôde demonstrar que afinal a “polícia é do povo” e que o seu papel verdadeiro ,é o de proteger e não o de reprimir.

Que dos factos ocorridos hoje em Benguela, seja mais uma lição, a partir destas terras das acácias rúbras, de cidadania e de que, afinal, em Angola é possível e obrigatório, respeitar-se a diferença.

Infelizmente, também foi nesta província de Benguela, na Comuna da Capupa, Município do Cubal que, a 25 de Maio de 2016, 3 cidadãos foram mortos e outros 4 ficaram desaparecidos, durante um ataque contra uma comitiva de deputados da UNITA.

A OMUNGA aproveita para clamar junto do Governador Provincial de Benguela e do Comandante Provincial da Polícia Nacional de Benguela, que tudo façam para que realmente um processo de investigação justo e independente seja levado a cabo e que sejam responsabilizados os verdadeiros autores de macabro acto já intolerável em Angola onde pretendemos juntos construir a Angolanidade e a Paz.

A OMUNGA conclui, apelando a todos os governadores provinciais e comandantes provinciais da polícia nacional a seguirem o exemplo hoje assistido em Benguela, com especial enfoque para a governadora de Cabinda que tem publicamente expressado a ideia de que "manifestar é fazer justiça pelas próprias mãos".

A OMUNGA reconhece que a luta de pessoas como Marcos Mavungo tem contribuído para a construção desta mudança em Angola e esperamos que assim também o seja em Cabinda.

  
José Patrocínio



Coordenador

Sem comentários: