15/11/2011

INTERFERÊNCIA DO GOVERNO NO OKUPAPALA - Comunicado da OMUNGA




COMUNICADO



Conforme é do conhecimento geral, desde 10 de Novembro de 2011, realiza-se no Lobito, o 1º Encontro Internacional de Artes e Culturas Urbanas – OKUPAPALA. A OMUNGA tem responsabilidade neste evento enquanto produtora do projecto.

Com a garantia e envolvimento da Administração Municipal do Lobito, Direcção Provincial da Cultura e demais instituições públicas contactadas, tornou-se evidente a necessária divulgação dos logotipos destas instituições junto dos organizadores e apoiantes.

Estranhamente um dia antes do evento, 9 de Novembro, os representantes da Associação MU SEKE e FM Produções, foram convocados para um encontro com o Director Provincial de Cultura de Benguela onde lhes foi comunicado que estava retirado o espaço da Administração Municipal do Lobito para todas as actividades da sessão de abertura e restantes já programadas.

Ao mesmo tempo, a OMUNGA foi informada de que a sala da escola José Samuel do 27 de Março, estaria indisponível para a realização do “Quintas de Debate” e restantes actividades, contrariando o já acordado e divulgado (a nível nacional e internacional) na programação de todo o evento.

Os argumentos apresentados apontam para uma tentativa de subversão por parte da OMUNGA e seus convidados, que em nada corresponde com o espírito do projecto e a integridade da própria Omunga.

Em sequência disso, o “Quintas de Debate” previsto para a escola José Samuel foi realizado junto ao campo de futebol a partir das 17h00. Por volta das 19h30 dois indivíduos apedrejaram as pessoas no local, partindo o vidro da viatura da Rosalina Expresso, alugada para o serviço do evento.

Cerca de 10 minutos depois chegou o 2º Comandante Municipal da polícia do Lobito, informando que fora contactado por telefone sobre o ocorrido. O mesmo tentou convencer de que dever-se-ia acabar com a actividade argumentando não existirem condições de segurança.

No dia 11 de Novembro, foi impedida a realização do espectáculo previsto para a Damba Maria, alegando os responsáveis locais não existir autorização para o efeito.

Estranhamente também, a polícia nacional interveio no sentido de impedir a realização do espectáculo previsto para a Catumbela. Por tal posicionamento, decidiu-se realizar a actividade noutro local, num descampado. Mesmo aí fomos contactados pela polícia para que terminássemos com a actividade. A OMUNGA decidiu dar continuidade ao evento.

Ao mesmo tempo, as empresas patrocinadoras CUCA, ROSALINA EXPRESSO e LUIS SHIP SHANDLER decidiram por influência do governo, retirar todo o apoio desde a alimentação, alojamento e transporte para os participantes nacionais e estrangeiros, sem qualquer negociação.

Por tudo o exposto, a OMUNGA vem a público demonstrar a sua inquietação e indignação em relação à interferência abusiva e arrogante por parte das autoridades governamentais na tentativa de boicotarem a realização deste que promete ser um grande evento cultural e inédito para o município do Lobito.

A OMUNGA apela ao bom senso das autoridades, incluindo a polícia nacional no sentido de garantirem toda a protecção aos convidados nacionais e internacionais que irão participar nas diversas actividades.



O coordenador geral



João Malavindele Manuel



Sem comentários: