23/07/2016

OMUNGA E OHI REAGEM A DETENÇÕES HOJE EM BENGUELA


OMUNGA e OHI
NOTA PÚBLICA

É com preocupação que as direcções das associações OMUNGA e OHI estão a acompanhar os acontecimentos que relacionam-se com a detenção do Sr. Venâncio Francisco Maliengue, motorista da OHI, bem como de todo o pessoal que se encontrava na viatura na altura em que a mesma foi detida, na entrada de Benguela, quando eram aproximadamente 12 horas.

De acordo à denúncia feita pelo membro da equipa da OHI, ao telefone, os mesmos foram detidos sem justificação aparente, à força, tendo-lhe sido retiradas as chaves da viatura. Todos os ocupantes foram obrigados a subir na viatura policial, enquanto, agentes da polícia conduziram a própria viatura, de marca Toyota Land Cruizer com a matrícula LD-54-31-BN até à Unidade Operativa, em Benguela.

Ainda de acordo às informações do funcionário da OHI que está no terreno a tentar acompanhar a situação, os detidos foram levados para o Comando Municipal da Polícia Nacional, em Benguela.

Segundo ainda declarações de pessoal no terreno, a detenção da viatura e do motorista pode estar ligada ao facto do mesmo ter dado apoio a “organizadores” da manifestação que deveria ocorrer em Benguela, hoje, 23 de Julho, a partir das 13 horas.

As organizações tentam relacionar o acto de hoje com a acção perpretada a 22 de Julho, por volta das 16H30, quando cerca de seis indivíduos à paisana, reconhecidos como sendo membros da fiscalização da Administração Municipal do Lobito e colaboradores dos Serviços de Investigação Criminal da Polícia Nacional, no Lobito, furtaram dois dísticos que se encontravam afixados na parte frontal dos escritórios da OMUNGA.

Por último, somos informados de que cerca de 13 cidadãos que se encontravam, conforme a convocatória dos organizadores da manifestação, concentrados juntos ao Liceu em Benguela, acabam de ser detidos e levados pela Polícia Nacional. (volta das 14 horas).

Aproveitamos para esclarecer que nem o Coordenador da OMUNGA (José Patrocínio, nem o Director Executivo da OHI (João Misselo) e o activista José Marcos Mavungo, não foram detidos porque se encontravam nos escritórios da OMUNGA, localizados no Lobito, precisamente a aguardar pela chegada da viatura detida.

As associações OMUNGA e OHI, consideram injusta e ilegal tais procedimentos por parte de instituições públicas e exigem a reposição da legalidade, através de:

1 – A libertação imediata de todos os cidadãos detidos e da viatura, propriedade da OHI;
2 – A responsabilização criminal dos cidadãos que furtaram os dísticos nas instalações da OMUNGA;
3 – A responsabilização do Governo Provincial de Benguela e do Comando Provincial da Polícia Nacional, em Benguela, pela detenção ilegal de todos os cidadãos aqui descrita.~

Lobito, 23 de Julho de 2016
Pela OMUNGA
José Patrocínio
Coordenador~

Pela OHI
João Misselo da Silva
Director Executivo


Sem comentários: