13/04/2017

PROJECTO COM CRIANÇAS CONTINUA EM ESCOLAS DO LOBITO

Alunos em sessão teórica da oficina de vídeo/jornalismo

PROJECTO COM CRIANÇAS CONTINUA EM ESCOLAS DO LOBITO
Lobito, 13-05-2017

Com o apoio da embaixada do Canadá e da Christian Aid, a OMUNGA deu arranque a actividades junto de crianças de 3 escolas primárias públicas do Lobito, nomeadamente do Bº da Luz, do Ngolo D’areia e do 27 de Março.

As actividades pretendem desenvolver nas crianças uma consciência ambientalista e de cidadania, através do desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e de valores que permitam uma melhor integração da escola nas comunidades.

Desenvolvem-se diferentes oficinas como de vídeo/jornalismo, capoeira e teatro, para além de visitas direccionadas.
Alunos em visita ao atelier "Era Uma Vez"

Após as visitas, as crianças são orientadas a fazerem pesquisas sobre os temas abordados e posteriormente, fazerem apresentações nas escolas onde se envolvem as demais crianças, professores e encarregados de educação.

Para que as referidas apresentações tenham realmente o impacto desejado, avaliou-se o nível do conhecimento das crianças em relação ao uso do computador. Assim, elas vão começando a aprender o seu manuseamento e a utilização de alguns programas como o power point.

As crianças vão ainda organizar jornais murais onde podem publicar informações referentes à escola, à comunidade ou outras informações que considerarem úteis. Mais tarde, pretende-se que cada escola tenha a sua página no facebook. Para isso está-se ainda em discussão sobre a melhor forma e as regras a implementar já que os utilizadores são crianças e adolescentes e portanto devem ser protegidos dos perigos das redes sociais.

Depois de dois meses de arranque do projecto, ouviram-se crianças da escola do 27 de Março, da oficina de vídeo/jornalismo que neste momento estão precisamente a iniciar o uso do computador.



Aproveitou-se ainda para ouvir a avaliação que fazem os monitores destas oficinas.





Sem comentários: