01/04/2010

ABAIXO ASSINADO PELA LIBERTAÇÃO DE PRESOS EM CABINDA

Associação Tratado de Simulambuco
Casa de Cabinda

ABAIXO ASSINADO - PETIÇÃO

Libertação Imediata e Incondicional para os Destacados Membros da Sociedade Civil de Cabinda e Activistas de Direitos Humanos, Presos Ilegalmente em Cabinda.


A Associação Tratado de Simulambuco-Casa de Cabinda, Associação de Direito Português e de Defesa dos Direitos Humanos, vem Denunciar à Opinião Pública Nacional e Internacional a Ilegalidade das Prisões Arbitrárias e Sem Culpa Formada, em Cabinda, nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2010, dos Seguintes Civis:

1. Raul Tati, Padre Católico e Professor Universitário, foi Secretário Geral da CEAST (Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé), Vigário Geral da Diocese de Cabinda e Reitor do Seminário Maior de Cabinda. Detido a 16 de Janeiro, às 18h 30m, na Residência de Amigos.

2. Francisco Luemba, Advogado, Jurista e Professor Universitário. Em 2008 publicou em Portugal um Livro sobre a História de Cabinda, intitulado “O Problema de Cabinda Exposto e Assumido à Luz da Verdade e da Justiça”. Detido a 17 de Janeiro, às 6h da Manhã, na sua Residência.

3. Belchior Lanso Tati, Economista. Detido a 13 de Janeiro, às 15h, na sua Residência.

Todos Três são Destacados Activistas dos Direitos Humanos em Cabinda.

Foram também Detidos em Cabinda, igualmente Sem Culpa Formada, entre Outros:

4. André Zeferino Puati, Trabalhador da Chevron e Membro de um Grupo de Escuteiros da Igreja Católica. Detido a 8 de Janeiro, às 5h 30m da Manhã, na sua Residência.

5. José Benjamim Fuca, Ex-Polícia. Detido a 12 de Janeiro, às 6h da Manhã, na sua Residência.

6. Barnabé Paca Peso, Engenheiro e Antigo Activista dos Direitos Humanos. Detido a 14 Fevereiro , às 7h da Manhã, na sua Residência.

Detidos ainda 2 (Dois) Jovens, João António Puati e Daniel Simba, em Janeiro, em condições ainda por esclarecer:

7. João António Puati, alegadamente detido a 8 de Janeiro, de Tarde.

8. Daniel Simba, alegadamente detido a 8 de Janeiro, de Tarde.

Também na República do Congo Brazzaville, foi denunciada a Detenção, em Janeiro e Fevereiro, de 10 (Dez) Refugiados e Residentes de Cabinda, cujos Nomes são:

António Vicente, Benjamin Boundji Ngoma, Dieudonné Manguila Boundji Ngoma, Nzau Cosmos, Alphonse Mbingi, João Kibinda, Alexandre Mabiala, João Makundu, Emmanuel Ngoma Gos, Pedro Maria Antonio Gomes.

O António Vicente é um Conhecido Civil de Cabinda.

A Associação Tratado de Simulambuco-Casa de Cabinda, vem expressar a sua Profunda Indignação pela Situação e Apelar à Libertação Imediata e Incondicional de Todos estes Cidadãos, tanto em Cabinda como na República do Congo Brazzaville, Detidos Ilegalmente e Sem Culpa Formada, constituindo uma Flagrante Violação aos Direitos Humanos.

A Associação Considera que Todos estes Cidadãos foram Presos apenas por “Delito de Opinião” .

Feito em Lisboa, aos 10 de Março de 2010.
_______________
Sede: Rua Costa Pinto, nº 8, 2770-048 Paço D’Arcos – Portugal -
Telefone: (+351) 219520131 e Telemóveis: 914602336, 914658763, 966702691

Sem comentários: