02/01/2012

O BATIK E A ESPERANÇA!

Como em postagem anterior informámos, as oficinas de Batik têm vindo a acontecer um pouco por algumas das paragens do Lobito. Muhammede Fofana vindo da Gâmbia tem tentado transmitir a força do Batik e os seus sonhos!
A Dulce comentou na referida postagem. "Os miúdos são giros, mas afinal o que é o Batik?" (não me lembro se são estas as palavras que ela utilizou, mas este foi o sentido que tirei!) Então achámos que deveríamos trazer mais algumas informações sobre esta arte. Apresentamos aqui dois pequenos vídeos da actividade do Fofana no ex. Centro 16 de Junho (B.º da Lixeira/27 de Março) a 19 de Dezembro.
Aproveitamos também esta oportunidade para partilhar convosco algumas curiosidades ligadas a esse dia.
Lembram-se de termos aqui apresentado o encontro de MCs que vieram de Luanda com os jovens da 16 de Junho? (http://quintasdedebate.blogspot.com/2011/12/jovens-do-16-de-junho-continuam.html) Lembram-de da ídeia dos jovens organizarem um Natal OKUPAPALA e convidar os detentores do poder? Pois foi o que os jovens fizeram. Por isso nesse dia houve um almoço para todos os moradores e os convidados. Quem foram os convidados que estiveram lá?

Nada mais, nada menos que o Governador Provincial de Benguela. De forma simpática e respeitadora, respondeu ao convite dos jovens. Foi lá pela primeira vez, ainda por cima a convite dos jovens. Muito correto da parte do Governador.
A OMUNGA aproveita esta oportunidade para elogiar a actitude do Governador. Mais. O Governador fez a promessa de que todos terão emprego, na futura refinaria do Lobito. Prometeu ainda que todos terão casas e deu orientações para poibirem-se imediatamente todas as obras em construção dentro do perímetro considerado ser parte do espaço do 16 de Junho. Também prometeu fazer obras nos balneários. E isto cumpriu porque no dia seguinte, o Administrador Municipal do Lobito foi ao 16 de Junho, para fazer levantamentos aos balneários para orientar o início das obras, segundo nos pareceu.
Então o Batik juntou-se à esperança dos jovens da comunidade do 16 de Junho.
Ainda neste dia realizou-se uma partida de futebol entre os jovens anfitriões e novamente os jovens da Damba Maria. Não sei do resultado, por isso pesquisem outras fontes.....

Aproveitamos ainda para postar umas fotos das oficinas que o Fofana, muçulmano, desenvolve nas instalações da OMUNGA para todos os interessados. O pessoal anima-se, faz as suas tshirts.
Quando realcei o muçulmano, foi propositado. Pois a estada do Fofana pelas terras lobitangas, ajuda a estabelecerem-se laços que sobrepõem-se às diferenças. Aprendemos a estarmos humanamente connosco! Partilhem connosco:

1 comentário:

Xana disse...

OK! Entendido! Já percebi o que é o Batik. Muito giro mesmo. Ainda vou aprender também!