18/01/2013

FILOMENA PASCOAL DEIXA FAMÍLIARES NA CATUMBELA SEM COMIDA EM PLENO MÊS DE JANEIRO

A Administração Municipal da Catumbela colocou máquinas, e anti-motim na praça popular dos cidadãos carentes do Município mais novo da Província de Benguela, sem prévio aviso
Texto: Cateve Bambi

A equipa da Alice Filomena Pascoal no Município da Catumbela paralisou esforçadamente desde hoje a venda no mercado informal para o desespero dos vendedores e não só. No local, máquinas e homens armados estão a expulsar e a açoitar ocupantes que tendam salvar os seus negócios das mãos dos homens mandatados pelo Governo do MPLA, partido vencedor das Eleições gerais de 31 de Agosto do ano passado.

Para os Comerciantes do Mercado que existe há mais de 20 anos na antiga colónia da Açucareira, consideram o comportamento da Administração como sendo um ato delituoso e desumano numa altura em que o povo está a passar na famosa tempestade do mês de Janeiro.

No local mais de cinco pessoas foram detidas pela Policia. Para um jovem vendedor que solicitou o anonimato disse que esta atitude dos correspondentes de José Eduardo dos Santos, é totalmente errada tendo em conta a mensagem da defesa social que o MPLA passou durante a campanha eleitoral e agora que ganhou "está a nos deixar sem comer?" Concluiu.

A esta altura a Praça da Catumbela parece como uma manifestação igual aquela que destrui o compadre de Zé Dú no Egipto e na Líbia. Segundo uma fonte da Administração local os vendedores serão transferidos para o novo Mercado nos arredores da Vila da Catumbela, que na época chuvosa inunda com águas que descem das montanhas vizinhas ao referido mercado, e haverá fome em Casa do Povo votante.



Cateve Bambi é um dos jovens que recentemente frequentou o curso de técnicas de jornalismo e de vídeo participativo organizado pela OMUNGA em parceria com a MINIBUS MÉDIA e com o apoio da Christian Aid

Sem comentários: