30/01/2013

SHOPRITE DO LOBITO EM GREVE

Trabalhadores da SHOPRITE do Lobito estão em greve desde 7 de Janeiro. A 27 de Novembro de 2012, os trabalhadores apresentaram o seu caderno reivindicativo onde sobressai o aumento salarial, subsídio de alimentação, de transporte, de saúde e apoio em caso de morte.

A 24 de Dezembro, através de uma assembleia com a presença de 155 trabalhadores, decidem pela greve.

A entidade empregadora reage, através de cartas dirigidas aos funcionários e ao Sindicato dos trabalhadores da indústria alimentar, comércio, hotelaria, turismo e similares, ameaçando que "não pagará durante o período que estejam em greve" e que a empresa "reserva-se o direito de tomar medidas disciplinares" o que pode "resultar no cancelamento do emprego por terem participado nesta greve ilegal".

Decide então suspender os 12 trabalhadores da comissão de negociação e através de carta datada de 23 de Janeiro reitera tal decisão e ameaça "caso os restantes trabalhadores que tenham aderido à greve não retomem a sua actividade laboral até 24 de Janeiro de 2013, pelas 08 horas, a SHOPRITE será obrigada a instaurar novos processos disciplinares e dos quais resultarão igualmente em mais suspensões preventivas."

Para além da presença em diversas alturas dos agentes da polícia e da detenção temporária do responsável da comissão de negociação, o representante do ministério do trabalho e da segurança social não toma qualquer posição.

A OMUNGA está solidária com os trabalhadores em greve e apela à solidariedade de toda a sociedade, pelo respeito dos direitos trabalhistas.


Sem comentários: