31/08/2009

MAIS UM PROCESSO CONTRA UM JORNALISTA EM ANGOLA

De acordo a informação recebida pela OMUNGA, o prelector de uma das edições de QUINTAS DE DEBATE, Domingos da Cruz, é processado pela Procuradoria-geral da República.

29 Agosto 2009
PGR processa Domingos da Cruz por escrever artigo "Quando a guerra é necessária e urgente"

Luanda - A Procuradoria-geral da República (PGR) moveu um processo contra o escritor/jornalista, Domingos da Cruz. O processo é fruto de um artigo intitulado "Quando a guerra é necessária e urgente" na qual o regime acusa-lhe de instigar a violência e a guerra, conforme elementos constantes no processo.
Fonte: Club-k.net

Acusado de incentivar guerra em Angola
Na manhã de sexta-feira o também jornalista do bissemanário Folha 8, foi submetido a um interrogatório de uma hora na Direcção Nacional de Investigação Criminal- DNIC. O interrogatório foi feito pelo instrutor Manuel Constantino, chefe do Departamento de Crimes Selectivos. O jornalista chegou na DNIC as 8 horas e só foi ouvido a partir das 11 horas. A referida audição foi feita num ambiente razoável. Aos microfones da Radio Eclésia advogou-se dizendo que era um texto com pendor académico.
Recorde-se que os medias têm veiculado informações segundo as quais o regime de Luanda tem perseguido o jornalista e escritor. As perseguições e ameaças de morte ao telefone intensificaram-se apôs a publicação do seu livro "Para onde vai Angola?". Ainda por causa do livro o regime retirou-o do emprego.

Sem comentários: