28/03/2013

MORADORES DA PEDREIRA AMEAÇADOS DE DESALOJAMENTO

O B.º da Pedreira localiza-se na zona do Luongo, no município da Catumbela. De acordo ao levantamento feito pela equipa da OMUNGA, dirigida pela Isabel Bueio, foram registadas 128 pessoas, distribuídas por 17 habitações. Existem também ainda pessoas, que não tendo habitação, também alegam possuir ali seus terrenos, totalizando 45 proprietários.







De acordo aos mais-velhos que ali se registou, que são 7, estes vivem nestes terrenos desde 1975. Possivelmente foram os fundadores desta comunidade já que garantem que foram eles que posteriormente foram concedendo espaço para os seus filhos também construírem. Remontam isto para os anos 90.

Com a criação do Polo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela (PDIC), foi considerada uma reserva fundiária, constituida pelos terrenos da então Açucareira do Cassequel. Levantamento em gabinete, não considerou o facto da possibilidade de que em tais terrenos existissem pessoas.

É assim que, na base das suas prerrogativas, o PDIC efectua a distribuição de terrenos para fins de projectos no âmbito da missão para que foi criado.

Depois de tomarem conhecimento de que esta área estaria em risco de desalojamento para a entrega a uma empresa, os moradores se organizaram e criaram uma comissão. Fez-se um levantamento. A OMUNGA ajudou a fazer a pesquisa e endereçou um relatório à Administração Municipal da Catumbela (AMC). 

Durante a semana que findou, a direcção do PDIC teve um encontro com os moradores, na AMC e marcaram uma data para a demarcação das novas áreas para onde serão transferidos os moradores. O processo está em curso mas, moradores há, que não estão nada contentes com esta mudança e é assim que se negam a ser desalojados.


O mais-velho Tchindumba apresenta os argumentos da sua decisão de não aceitar que partam a sua casa e o obriguem a ir para outro local. Acompanhem o vídeo registado a 26 de Março de 2013.




Sem comentários: