26/03/2013

SHOPRITE NEGA-SE A PARTICIPAR DA TENTATIVA DE CONCILIAÇÃO

Depois de 4 meses de greve, continua a não haver negociação entre a entidade patronal do SHOPRITE e os trabalhadores grevistas.

A greve foi declarada por falta de vontade demonstrada pela entidade patronal em negociar directamente com a Comissão de Greve e o Sindicato. A 5 de Março, houve a primeira tentativa de conciliação junto do procurador da sala de trabalho do Tribunal Provincial do Lobito. Por decisão deste, a sessão foi adiada por 15 dias pelo facto do mesmo considerar que a documentação apresentada pelo representante da entidade patronal não respondia aos requisitos requeridos por lei.


Encontro entre o coordenador da OMUNGA e os trabalhadores a 25 de Março

Durante todo este período de greve, a entidade patronal recorreu aos mais diferentes métodos para desmobilizar os grevistas, como recurso à força através da polícia nacional e de segurança privada, contratação de novos trabalhadores, impedimento de consumo de água e do uso dos banheiros pelos grevistas, entre outros.

A 15 e 16 de Março, os trabalhadores em greve desenvolveram acções com o intuito de se suspender imediatamente as actividades dos novos trabalhadores contratados depois do início da greve. Estas acções, caracterizaram-se pela concentração dos grevistas por defronte da entrada daquele supermercado, tentando impedir o acesso de consumidores ao estabelecimento. Resultou daqui, a presença no local do vice administrador municipal e do representante da polícia nacional onde apelaram aos trabalhadores para pôr fim a essas acções e por outro lado, para que a entidade patronal acatasse a decisão da suspensão dos novos trabalhadores, o que não aconteceu.

A 22 de Março, foi marcada mais uma tentativa de conciliação marcada pela ausência da entidade patronal. Argumentou sua ausência com o facto dos trabalhadores terem desencadeado as acções de protesto de 15 e 16 de Março. Embora denotando cansaço, os trabalhadores acreditam na força da justiça e da legalidade. Insistem no processo judicial.

Já a 26 de Março, Filomeno Vieira Lopes, do Bloco Democrático, em visita à província, deslocou-se ao local para transmitir a sua solidariedade.

Francisco Vieira Lopes (BD) e Pedro Teca (Movimento Revolucionário) 
em encontro com os trabalhadores a 26 de Março

Acompanhem as declarações dos trabalhadores registadas a 25 de Março de 2013:



NÃO FAÇO COMPRAS NO SHOPRITE!
SOLIDÁRIO COM AS REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES, CONTRA OS DESPEDIMENTOS E CONTRA O RACISMO

Sem comentários: