17/09/2015

DIA DO HERÓI NACIONAL - LEMBRAR MARCOS MAVUNGO


Lobito, 17 de Setembro de 2015

NOTA PÚBLICA
DIA DO HERÓI NACIONAL - LEMBRAR MARCOS MAVUNGO

Hoje, 17 de Setembro, comemoramos o dia do Herói Nacional. O mesmo, assinala também o dia do nascimento de António Agostinho Neto. Lembramo-nos sempre de que o mesmo foi presidente de Angola, poeta e médico.

A OMUNGA aproveita para lembrar agora, o seu percurso de luta contra a ditadura colonial fascista do então regime português.

Essa luta, levou-o a ser reconhecido pela Amnistia Internacional, como preso de consciência quando enfrentava as cadeias da PIDE. Nessa altura, lutava pela liberdade e pela dignidade humana, para que as nossas gerações pudessem viver num país em que os direitos fundamentais fossem respeitados e se constituíssem nos alicerces da nossa Nação.

Infelizmente, muitos anos depois, em pleno século XXI e a caminho do 40º aniversário do 11 de Novembro, voltamos a assistir à existência de presos de consciência em Angola, contrariando o sonho daquele nacionalista.

É assim que, o também considerado preso de consciência pela Amnistia Internacional, Marcos Mavungo, depois de seis meses de prisão em Cabinda, é condenado a 6 anos de cadeia. Todo este processo envergonha o espírito da luta de libertação nacional.

Por isso, a OMUNGA aproveita a oportunidade que esta data nos oferece, para mais uma vez condenar veementemente a prisão de Marcos Mavungo e esperar justiça do Tribunal Supremo.

Ao mesmo tempo, alerta ainda para a necessidade de se terminar também o processo que é movido contra Arão Tempo, também em Cabinda.

Ainda, por respeito aos nossos antepassados e aos nossos milhões de heróis anónimos, do passado e do presente, a OMUNGA apela pela urgente libertação de todos os activistas actualmente presos em Angola.

Por último aproveita, neste dia, lembrar todas as vítimas do morro Sumi e exigir um julgamento justo de Kalupeteka, o fim das perseguições dos fiéis da igreja "a luz do mundo" e a abertura de um processo independente de investigação sobre aqueles trágicos acontecimentos.


José Patrocínio



Coordenador

Sem comentários: