02/07/2010

ABÍLIO XAVIER: ELOGIO FÚNEBRE

Conferência Provincial da Sociedade Civil de Benguela

Grupo de Coordenação Provincial da 4ª Conferência Provincial

Elogio fúnebre

Foi com profunda dor que as Organizações da Sociedade Civil tomaram conhecimento do passamento físico, no dia 28 de Junho, na Republica da Namíbia, do nosso irmão e colega, que em vida se chamou Abílio Xavier.

Abílio Xavier, nascido aos 27 de Março de 1972, no Município do Lobito, filho de Manuel Xavier e de Celestina Bundo, concluiu o Curso pré – universitário (PUNIV) no Lobito. Posteriormente deslocou-se para Luanda, onde frequentou o 1º ano do curso de Direito, na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto.

Em 2004 regressou para Benguela onde instalou o escritório da LARDEF nesta Província, dedicando-se ao longo destes anos na luta pela defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência, transformando-se no rosto visível dos defensores dos direitos dos seus concidadãos que vivem nesta condição.

Em 2005 participa na fundação da RAPED (Rede das Associações de Pessoas com Deficiência) tendo sido eleito Coordenador da mesma, durante o mandato de 1 (um) ano. Esta Rede é composta por 7 (sete) Associações nomeadamente LARDEF, ANDA, AMMIGA, APADV, ACPJS, ACAIDA e AAIMCD.

Deste modo a sua acção foi visível, o que permitiu que muitos de nós aprendêssemos a olhar a pessoa deficiente sem preconceitos discriminatórios. Em Outubro de 2007, na abertura da 1ª Conferência Provincial da Sociedade Civil, Abílio subiu as escadas até à Sala de Conferências da Emissora Provincial de Benguela, afim de manifestar a sua indignação em relação à selecção de um local que limita o acesso aos cidadãos com dificuldades de locomoção. Este gesto constituiu o momento de viragem da forma como muitos de nós olhávamos para este segmento da nossa sociedade. A partir dali, o movimento das Organizações da Sociedade Civil passou a ser mais abrangente. A LARDEF e outras Organizações membros da RAPED passaram a fazer parte das diferentes tarefas ao nível da Província. Neste ano, um membro da LARDEF fez parte da Delegação da Província que participou na 1ª Conferencia Nacional da Sociedade Civil, realizada em Novembro, em Luanda.

Em 2009, tendo em conta que a Província de Benguela assumira a Coordenação Nacional da 3ª Conferencia Nacional da Sociedade Civil, a LARDEF foi eleita para coordenar os trabalhos de preparação e realização das Conferencias Municipais e Provincial da Sociedade Civil em Benguela. Todo este trabalho foi realizado sob sua liderança. Nesta condição, participou também dos trabalhos de organização e realização da sessão plenária da Conferencia Nacional da Sociedade Civil em Novembro de 2009, em Benguela.

Ainda em 2009 coordenou o Projecto Kwamamako, implementado pela RAPED, que visava a assinatura de protocolo de parceria com Instituições Publicas para a observação dos direitos das pessoas com deficiência.

Abílio Xavier, foste um amigo incomparável, companheiro de luta e deixas um vazio irreparável no seio da família, colegas das Organizações da Sociedade Civil e não só. Neste momento, resta-nos reafirmar o nosso compromisso de continuidade das acções em prol da observância dos direitos das pessoas com deficiência, como a melhor forma de honrarmos os princípios que defendeste e a obra por ti iniciada para que neste País todos os cidadãos sejam iguais independentemente da sua condição física e social.

Perante este infausto acontecimento, as Organizações da Sociedade endereçam à família enlutada e aos Colegas da LARDEF, os seus mais Em 2009 coordenou o Projecto Kwamamako, virado para a assinatura de protocolo de parceria com Instituições Publicas para a observação dos direitos das pessoas com deficiência profundos sentimentos de pesar.

Que a sua alma descanse em paz.

Que Deus o tenha na sua glória.

Benguela, 2 de Julho de 2010.

Pelo Grupo de Coordenação da 4ª Conferência Provincial da Sociedade Civil


António Figueiredo
Director Executivo da APHA.

Sem comentários: