14/07/2010

ESTADOS UNIDOS DEVEM SER EXEMPLO EM MATÉRIA DE DIREITOS HUMANOS (Rosa Mayunga)

A pedido da signatária, transcrevemos na íntegra o seu comentário
Caríssimos(as)
Colaboradores (as)- ONGD-OMUNGA
Luanda - Angola
Digníssimos Representantes, muito agradecemos o envio de informações actualizadas sobre os Direitos Humanos e Sociedade Angolana. Esperemos que os Estados Unidos passem a ser um exemplo efectivo para o Mundo, no que consta aos Direitos Humanos, começando por:
1- Ter uma postura solidária, isenta, firme, para com a situação de subdesenvolvimento a que foram impostos os Povos de Angola(com a colonização, guerras e corrupção, após Independência) e que há séculos sofrem as políticas de indiferença dos EUA. É justo que os (as) Angolanos (as) sejam indemnizados pelos danos causados com a colonização, escravatura e extracção da borracha (catchú) que patrocinou as primeiras e segundas guerras mundiais), com o conhecimento e cumplicidade de vários Governos Ocidentais/Europeus. Tudo isso originou a situação de sub-desenvolvimento e a actual de miséria extrema dos Povos de Angola.
2- abolindo a pena de morte, nos seus Estados e sensibilizando a sua abolição aos Governos que ainda a praticam.
3- acabando com a guerra no Iraque, Afeganistão
4- impondo justiça para com os Povos da Palestina com a normalização da sua situação Social/Política, exigindo que Israel respeite os Direitos Humanos dos Povos da Palestina deixando que sejam ajudados por ONGD Humanitárias.
5- libertando os presos políticos injustamente detidos em prisões "clandestinas".
6- a normalização urgente da situação de calamidade do Haiti que passados 6 meses pouco ou nada foi feito.
7- Os Povos do Sahara Ocidental há muito esperam por uma decisão firme e digna dos Estados Unidos em relação a sua autonomia e Independência.
8- Promovendo a protecção da Natureza e da Paz em todo o mundo, sem a constante "ameaças" de guerra a Estados Soberanos como aconteceu com o Iraque. Os Povos de todo o mundo, que não fabricam armas, nem têm interesses nelas, merecem viver em Paz, em consciência e atitude.
Cada um deve limpar a sua casa a fim de dar exemplos e exigir que outros o façam. Nós por cá e por todo o mundo, continuaremos a trabalhar em prol dos Direitos Humanos, tão esquecidos por Governantes que fazem Leis e não cumprem, por Governantes que sujeitam os Povos a situações de miséria física e mental. É tempo de se pôr em prática o que há mais de 50 anos está no papel, subscrito por vários Governos Mundiais, "O Respeito pela Dignidade Humana, a Protecção da Criança, a não escravidão e não a discriminação seja ela de que forma for". Nós os activistas dos Direitos Humanos acreditamos que tudo isso é possível, haja vontade Política dos Governos Mundiais.
Estamos juntos.
Queiram aceitar as nossas saudações Solidárias, por um Mundo Melhor, de Paz e mais Humano. Rosa Mayunga
(Descendente da Autoridade Tradicional de Angola
Dirigente de ONGD)

Sem comentários: