A 10 de Fevereiro de 2012, realizou-se no salão Nobre da Administração Municipal do Lobito, um encontro de representantes da sociedade civil e de instituições públicas com o propósito de fazer renascer a Rede Municipal da Criança do Lobito que se encontra inoperante há mais de 3 anos.
Faziam parte da mesa da presidência o Vice-Administrador, Sr. Armando que fez o discurso de abertura. Encontravam-se ainda na mesa a Sra. Isabel da Área Social da Administração Municipal do Lobito, Sr. Melo Costa da UTCAH e o Sr. José Canivete, representante da Rede Provincial da Criança de Benguela.
Na presença de mais de 100 participantes, abordou-se os objectivos da rede enquanto espaço de reflexão onde se devem analisar todos os assuntos ligados à criança tomando em conta os 11 compromissos assumidos pelo governo de Angola.
A mesma deve trabalhar na recolha de informação de formas a monitorar a implementação das políticas públicas ligadas à criança. Por este motivo, decidiu-se que nesta nova fase, apenas devem participar as instituições da sociedade civil, devendo as instituições públicas ficar à sua margem sem qualquer interferência. Deve-se definir uma estratégia que alargue a rede e leve-a junto das comunidades do Lobito.
Com 40 votos, foi eleito o Círculo Rastafari de Benguela (CRB) como o seu coordenador enquanto a OMUNGA, com 26 votos foi eleita para o cargo de vice-coordenador.
A Rede Municipal de Protecção da Criança do Lobito deve-se reunir mensalmente.
Está lançado mais um grande desafio pela protecção dos direitos da criança a nível do Lobito e do país.
Sem comentários:
Enviar um comentário