15/03/2015

GOVERNADOR DE BENGUELA VISITOU HOJE LOCAL QUE VAI RECEBER SINISTRADOS DA CHUVA DO LOBITO


O local ainda carece dos serviços públicos e de reorganização.
O acto aconteceu por volta das 11 horas de hoje (15 de Março), quando o governador da Província de Benguela, Isaac Maria dos Anjos, juntamente com Victor Moita, e uma delegação do Governo provincial e da administração municipal do Lobito chefiada pelo seu administrador municipal Amaro Ricardo Segunda, foram visitar e criar condições no local onde serão realojadas temporariamente as famílias vítimas das últimas chuvas que assolaram o município do Lobito.

O centro de realojamento está localizado a 13 kilómetros da zona baixa da cidade, e a aproximadamente dois Kilómetros a direita da estrada que liga Lobito e o município do Bocoio.

Em termos de condições do local, primeiramente a estrada que dá acesso ao mesmo, não está em condições, visto que tem pequenas ravinas ao redor da via, causadas pelas chuvas. O local preparado é uma zona plana de aproximadamente 300 metros quadrados, a terra ainda não foi bem preparada. O local conta inicialmente com 25 tendas, mas segundo a equipa dos bombeiros que está a trabalhar no local, vão atingir 100. As mesmas serão distribuídas por família.


Quanto as Condições de Água, energia, saúde, pudemos constatar no local, dois camiões cisterna de água, e um tanque plástico de aproximadamente 2000 litros; não tem nenhuma instalação eléctrica no local, mas a administração municipal prometeu um gerador para todas as tendas que lá forem montadas; Ainda não foi montado nenhum posto de saúde no local nem consta de nenhuma equipa médica.

Não existem nenhuma latrina nem Balneário de momento, mas o governador, pediu ao grupo dos escuteiros do município do Lobito, que lá se encontravam a ajudando os bombeiros na montagem das tendas, que continuassem também a ajudar  na construção das latrinas e balneários.

Condições de escola: não existe nenhuma escola no local, visto que o local é novo, mas as pessoas terão que se deslocar aproximadamente 4 Kilómetros para poderem mandar os filhos para a escola.


Transporte (serviços de taxi): de momento as pessoas que lá viverem terão de apanhar carros regressando de Luanda Ou Bocoio, ou caminharem a pé para poderem chegar e sair dás suas casas (tendas) para a cidade. Ainda não temos informações concretas do governo sobre esta situação.

Equipa de gestão dos fundos doados e de organização do Local: A equipa de gestão é liderada pelo administrador municipal do Lobito, e de outras entidades governamentais, sem a presença da sociedade civil, nem das pessoas afectadas pelo problema.  


Segundo o Governador de Benguela, as pessoas ficarão naquele local provisoriamente, até ao final de Maio, e no princípio de Junho as mesmas irão receber os seus terrenos definitivos. Que já estão a ser preparados (1000 metros ao quadrado para todas as pessoas afectadas) não esclarecendo onde localizar-se-ão.

Reportagem de Domingos Mário
Revisão de José Patrocínio

Sem comentários: