08/02/2016

DENÚNCIA DE VENDA DE VACINAS CONTRA FEBRE AMARELA, EM VIANA



Ref.ª: OM/    013     /016
Lobito, 05 de Fevereiro de 2016.


C/c: Emo. Sr. Ministro da Saúde - LUANDA
       Att: Sr. José Vieira Dias Van-Dúnen
      
       Exmo. Sr. Secretário de Estado da Saúde - LUANDA
       Att: Sr. Carlos Masseca

Ao Exmo. Sr.
Inspector-geral da Saúde
Att: Sr. Miguel de Oliveira

L U A N D A


ASSUNTO: SOLICITAÇÃO DE ESCLARECIMENTOS E DE POSICIONAMENTO: VENDA DE VACINAS CONTRA FEBRE AMARELA EM VIANA (CARTA ABERTA)


É com enorme preocupação que acompanhámos a denúncia pública efectuada por um cidadão numa entrevista à Rádio Angola, a 4 de Fevereiro de 2016, sobre a venda de vacinas contra a febre amarela pelo valor de 2000,00 Kz no município de Viana.

O cidadão garantiu que o posto de vacinação se encontrava na altura bastante cheio pelo que, pessoal da equipa de vacinação efectuou a venda das vacinas no sentido das pessoas evitarem ficarem muito tempo à espera.

O referido posto de vacinação de onde estão a ser vendidas as referidas vacinas, fica na localização do mercado dos Trinta. O cidadão declarou ainda que efectuou a denúncia junto da administração do mercado e da administração comunal do bairro, sem qualquer resposta.

Pela preocupação desta denúncia, num momento de gravidade que se vive em relação a esta doença de febre amarela, somos obrigados a saber do Exmo. Sr. Inspector-geral se tem conhecimento sobre este tipo de denúncias. Caso afirmativo, gostaríamos de conhecer que medidas estão a ser tomadas. Caso esteja a tomar conhecimento do assunto através da nossa carta, desejamos solicitar que seja imediatamente instaurado um processo de investigação e de responsabilização. Solicitamos ainda que tome uma posição pública de esclarecimento sobre a gratuitidade da vacina e para estimular os cidadãos a denunciarem tais actos.

Por outro lado, o mesmo cidadão chamou à atenção do facto de que na zona do Zango não existir nenhum posto para vacinação fazendo com que as populações tenham que andar entre 20 a 25 km, aproximadamente, para que possam ser vacinadas,

Nesta conformidade solicitamos do Exmo. Sr. Inspector-geral que baixe as devidas orientações no sentido de serem colocados postos de vacinação de maior acesso às populações de formas a evitar-se o pior.

Para poder consultar a entrevista, basta acessar ao link  http://www.blogtalkradio.com/radioangola/2016/02/03/ra-vacina-contra-febre-amarela-est-a-ser-comercializado-a-2-mil-kzs-em-viana


Atenciosamente

José António Martins Patrocínio

Coordenador


Sem comentários: