21/02/2013

DESALOJAMENTOS FORÇADOS EM DISCUSSÃO



Todos temos visto e sentido, directamente ou pela internet e outros meios de comunicação, os horrores das últimas demolições e desalojamentos forçados ocorridos no Cacuaco que afectaram mais de 700 famílias.

(fotos retiradas na internet e pela utilização das quais solicitamos a devida compreensão do seu autor)

Da mesma forma, a "Plataforma 2015 y máshttp://www.2015ymas.org/organiza em Madrid a 27 e 28 de Fevereiro, o encontro internacional "Alternativas a la crisis: contrageografías de la sociedad civil". A OMUNGA aproveitará a oportunidade, enquanto convidada, para abordar a problemática das demolições e desalojamentos forçados, ambiente, motivações, envolvidos e consequências em Angola. 

Por outro lado, a OMUNGA desenvolverá uma conferência na Universidad de Arquitectura de Madrid sobre o mesmo assunto, a convite da HABITÁFRICA.


Por outro lado o Habita - Colectivo pelo Direito à Habitação e à Cidade organiza diferentes iniciativas programadas para sexta feira 22 e sabado 23 de Fevereiro , e que contarão com a presença de um activista da PAH - Plataforma de Afectados por la Hipoteca.
Servirá para conhecer a PAH e discutir as suas formas de organização e luta, os seus objectivos e partilhar a sua análise sobre a questão do direito à habitação, o mercado imobiliário versus dívida, cuja realidade é muito semelhante em Portugal. Esta será uma oportunidade para aprender, partilhar e quem sabe desenvolver pontes e solidariedades entre movimentos e realidades semelhantes na península ibérica.


Sexta feira 22 de Fevereiro ,
17h - acção (A "sopa dos ricos") junto ao BPI no Chiado (Largo do Chiado) - quem puder juntar-se a nós, será muito bem vindo/a, se puderem confirmem por mail e entramos em contacto, se não vemo nos directamente lá;)

21H30 - Debate no Barreiro . Bar O Penicheiro, Rua A. REIS 66

Sábado 23 de Fevereiro
16h30, espaço MOB (Travessa da Queimada, Bairro Alto) - Debate e visionamento de pequenos filmes da luta pela habitação no estado Espanhol e em Portugal com Guillem Domingo (PAH Catalunha) e habita - coletivo pelo direito à habitação e à cidade.
  

Juntos/as pelo Direito à Habitação!
----------------------------

A Plataforma Afetados por las Hipotecas (PAH) é dos maiores movimentos sociais da actualidade espanhola. Tem vindo a denunciar a situação dramática a que se condenam milhares de famílias que não podem pagar a hipoteca ou o arrendamento e que se vêm despejadas ou ameaçadas de o serem. Estas são vítimas de uma dívida hipotecária que resulta da vulnerabilidade extrema do direito à habitação e de um aproveitamento desta situação por parte das entidades financeiras, protegidas pelos sucessivo governos.


A PAH agrupa milhares de pessoas com dificuldades para pagar a hipoteca, que se encontram em processo de execução hipotecária, em vias de serem desalojadas e pessoas solidárias com estas.

Têm colocado no centro da agenda mediática e política os despejos, os contractos bancários e o endividamento - forçado - das famílias, travaram já muitas execuções hipotecárias, têm apontado as políticas injustas onde os bancos são os grandes beneficiários em detrimento das pessoas. A PAH tem realizado por todo o estado espanhol centenas de mobilizações contra os despejos, pela dação em cumprimento e por um parque habitacional público que defenda o direito à habitação. É com estas reivindicações que entregou há duas semanas uma Iniciativa Legislativa Popular no parlamento espanhol com 1 milhão e 400 mil assinaturas e conseguiu que esta proposta de lei seja discutida no parlamento. No dia 16 de Fevereiro foram desenvolvidas centenas de mobilizações com milhões de pessoas par apoiarem esta iniciativa.




PELO DIREITO À HABITAÇÃO, CONTRA AS DEMOLIÇÕES E DESALOJAMENTOS FORÇADOS!



Sem comentários: