07/02/2013

SHOPRITE: TRABALHADORES MAIS PERTO DA VITÓRIA?

Embora, aparentemente parecesse que a entidade patronal estivesse ganhando pontos em relação à greve dos trabalhadores da SHOPRITE, os sinais parecem ter mudado.

Na terça-feira (5 de Fevereiro), os trabalhadores em greve tinham sido impedidos de entrar no estabelecimento e tinham a informação de estarem todos despedidos. Membros da segurança privada garantiam que os grevistas não impedissem a entrada e fura-greves (trabalhadores de uma sucursal) tentavam manter o estabelecimento em funcionamento. Não havia quase clientes.

Depois de termos iniciado a nossa campanha para o boicote à SHOPRITE, denominada "EU NÃO FAÇO COMPRAS NA SHOPRITE", através da internet, hoje, 7 de Fevereiro, parece ter-se invertido relativamente o cenário.

De acordo aos depoimentos dos trabalhadores e do representante do sindicato presentes no local, foram surpreendidos quando, ao tentarem entrar no recinto de parqueamento, encontraram todos os portões de acesso encerrados e um contingente de membros da empresa de segurança privada OMEGA armados.

A loja definitivamente não abriu! No entanto, as restantes estabelecimentos comerciais, bancos e outros serviços localizados naquele recinto ficaram assim igualmente afectados. Qual a razão desta decisão? Porque a entidade patronal do SHOPRITE pretende afectar igualmente as restantes empresas? Criar um ambiente de pressão sobre os trabalhadores em greve?

Encontrámos no local o comandante municipal da polícia e alguns outros elementos da corporação. O representante do sindicato garantiu que a polícia nacional aconselhava a empresa a abrir os portões. Negociou ainda para que as portas do estabelecimento se mantivessem encerradas e os trabalhadores em greve ocupassem os espaços laterais à entrada, com os seus cartazes. A polícia garantiria a sua presença no local. Sugeriu-se também que os membros da OMEGA fossem desarmados.

Pedimos a solidariedade de todos. Lembramos que neste recinto, centenas de músicos e de outros artistas lançam as suas obras! Ajudem-nos nesta campanha! Não sejamos coniventes com a ilegalidade e a brutalidade!

ESTAMOS QUASE LÁ! NÃO VAMOS PERMITIR QUE OS TRABALHADORES EM GREVE SEJAM DESPEDIDOS! VAMOS EXIGIR QUE SEJAM SATISFEITAS AS SUAS REIVINDICAÇÕES!

NÃO FAÇO COMPRAS NO SHOPRITE! VIOLAM OS DIREITOS DOS TRABALHADORES, DO CONSUMIDOR E SÃO RACISTAS!

Outros links relacionados com esta matéria:

















Sem comentários: