16/07/2015

CEMITÉRIO DO LOBITO AO VERDADEIRO ABANDONO

Não há mais respeito pelos mortos?
Cemitério municipal do Lobito em situações precárias.

O cemitério de um dos municípios mais importantes de Angola em situações altamente inaceitáveis. A informação veio a ser descoberta, quando no passado 16 de julho, as organizações da sociedade civil deste município visitaram à casa municipal dos mortos, e ficaram chocados pela forma que viram e ouviram sobre aquele local e sobre as pessoas que lá trabalham.

O local não beneficia de qualquer vedação, e qualquer pessoa  pode confundir o cemitério como uma área abandonada devido à altura do enorme capim que cobriram as campas; O escritório/casa onde os coveiros recebem as famílias em infelicidade para registarem os entes a enterrar, foi construída à base de ferro velho, papelão, migalhas de chapas, esteiras, bidons, e outros plásticos apanhados no lixo;  Os coveiros já estão há quase 3 anos sem salário e a única ajuda que recebem do governo é água (que nem sempre tem).

Os coveiros não têm dinheiro para comprar comida para as suas casas, pelo contrário dependem das suas mulheres, camponesas para serem sustentados visto que há 3 anos que não vêm sequer uma nota vinda do seu empregador;  São pessoas  maiores de 50 anos, que deviam estar já na reforma. Segundo eles não receberam nenhuma informação sobre a mudança do local de atendimento muito menos sobre a data em que vão receber os seus subsídios, e a última vez que tentaram entrar em greve os outros foram demitidos.

O representante do Ciclo Rastafari da Benguela (CRB) também mostrou o seu descontentamento, dizendo que aquela condições são altamente péssimas, e não se acredita que ainda existam funcionários do governo naquelas condições.


Reportagem de Domingos Mário
Revisão de José Patrocínio

Sem comentários: