07/07/2015

GAPPA VAI ENCONTRAR-SE COM CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA SOBRE ACTIVISTAS DETIDOS


Enquanto membro do Grupo de Apoio aos Presos Políticos de Angola (GAPPA) quero informar que o GAPPA tem agendado um encontro com a Casa Civil da Presidência da República, para 8 de Julho de 2015 (quarta feira), pelas 10 horas.

O objectivo deste encontro solicitado pelo GAPPA enquadra-se nas acções em prol da liberdade de intervenção dos activistas e defensores de Direitos Humanos em Angola, com especial destaque para a detenção dos 15 cidadãos a 20, 21 e 22 de Julho de 2015.

O GAPPA está preocupado com o aumento substancial da perseguição, detenção e repressão contra os defensores de Direitos Humanos e jornalistas neste primeiro semestre de 2015.

O grupo surgiu como resposta às detenções arbitrárias de activistas em Cabinda desde 14 de Março. Por um lado, Arão Tempo encontra-se em liberdade condicionada que tem vivido situações de pressão e de impedimento de se deslocar, por várias vezes, de Cabinda para outras partes do território nacional. Já Marcos Mavungo, continua detido vivendo uma situação grave da sua saúde.

Estes serão os principais assuntos agendados para o encontro previsto entre representantes do GAPPA e da Casa Civil para amanhã.

José Patrocínio


LUANDA, 07 de Julho de 2015

Sem comentários: