21/07/2015

POR UMA ANGOLA LIVRE, DÁ A TUA CARA: Mel Gamboa


Mel Gamboa, atriz e feminista, dá a sua cara na campanha POR UMA ANGOLA LIVRE pela libertação imediata e incondicional dos presos políticos em Angola.



Mel Gambôa é uma Actriz, Artista de Locução, Apresentadora de Televisão e Rádio, Produtora angolana.

Começou a fazer Teatro em 1998 no grupo teatral Horizonte Nzinga Mbandi como actividade extra-escolar e desde então nunca mais parou.

Em Madrid entre 2001 a 2003, continua a fazer teatro e pertenceu ao grupo de Teatro Los Sobrinos del Mago de Oz como actriz e assistente de encenação/direçcão das peças infanto-juvenis "El Gnomo Jeromo" e "Los Evangelios Apócrifos".

É no ano de 2007 que a efectivamente dá inicio a uma carreira tanto no teatro como em televisão. É neste ano que integra o Curso de Teatro, Dramaturgia e Cenografia pelo Ministério da Cultura da República de Angola. Pela primeira vez escreve e encena, colectivamente, o exercício teatral "O preço de uma escolha" apresentado um espéctaculo no final do curso. Após o curso de teatro torna-se actriz membro do Elinga Teatro, tendo feito parte do elenco das peças: Kimpa Vita ou a Profetisa Ardente como Santo Antonio no ano 2007 e no ano seguinte: "O Moribundo Que Não Queria Morrer" com três personagens: Eva, Ki No Tsurayuki e Jovem Formosa e até o ano 2009 a sua actividade teatral se torna mais prolífica e participa com a Cia. Elinga Teatro no Festival de Teatro de Curutiba – Brasil, no Festlip ou Festival de Teatro de Lingua Portuguesa no Rio de Janeiro e no MITO ou Mostra Internacional de Teatro de Oeiras com a peça Kimpa Vita - A Profetisa Ardente.

Ainda em 2007 participa na telenovela angolana "Entre o Crime e a Paixão" com o personagem de Tatiana. Neste periodo faz uma formação de Guionismo Televisivo na Televisão Pública de Angola - TPA.

Com vista a arriscar em novas oportunidades profissionais, desta feita no cinema, muda-se para a Cidade do Cabo na República da África do Sul e durante um ano faz estudos de inglês tendo resultados de nível avançado e em simultâneo entra na escola de actores Act Cape Town (ACT) e estuda Interpretação para Cinema, Técnica Teatral de Meisner e Locução Artistica . É em Cape Town que estreia o espectáculo Feeling Bodies de Nicol Richie pela Act Cape Town e protagoniza a curta-metragem Underdog de Stephen Oshilajwa e realiza alguns trabalhos publicitários de tv e de locução.

Sem comentários: