25/08/2015

EDUARDO N'GUMBE GARANTE QUE MANIFESTAÇÃO EM BENGUELA VAI SAIR A 29 DE AGOSTO


A OMUNGA entrevistou hoje o Eduardo N'gumbe do autodenominado movimento revolucionário de Benguela.

O referido movimento pretende organizar uma manifestação para 29 de Agosto com o intuito de exigir a destituição do presidente da república e exigir a libertação imediata para os presos políticos em Angola.

O Governador provincial respondeu à carta que lhe foi endereçada pelos organizadores da manifestação, a 11 de Agosto a informar sobre a mesma. Na resposta, o governador informou ter tomado a decisão de proibir a realização da já citada manifestação e de que, caso houvesse desobediência, poderiam incorrer em processo civil e criminal.

Já na manhã de hoje, 25 de Agosto, 2 dos organizadores foram presos por voltas das 9:30, em Benguela, nos arredores do Mercado Municipal, quando distribuíam panfletos para mobilização da sociedade para adesão à manifestação. No entanto a OMUNGA tem informações de que os mesmos já se encontram em liberdade.

Ainda no período da manhã, por volta das 9 horas, 10 "kaenches" à civil, destruíram o espaço que é utilizado pelos jovens deste movimento, conforme confirmaram os trabalhadores da fábrica chinesa de produção de blocos que se encontra nas imediações. As instalações de pau a pique e de cobertura de chapas encontra-se localizada na zona alta da cidade do Lobito, bairro 27 de Março junto a uma escola em construção que se encontra abandonada desde o tempo do governador Dumildes das Chagas Rangel. Os jovens acreditam que tal acto foi a mando do governo. Um dos activistas que estava no local teve que se pôr em fuga.

Na entrevista, Eduardo N'gumbe garante que tais acções não os amedrontam e ameaçam realizar a referida manifestação na data, local e hora marcadas.

Entrevista de Domingos Mário

Sem comentários: