04/03/2016

ISAAC DOS ANJOS FALOU SOBRE PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA BENGUELA


A 3 de Março de 2016, pelas 15 horas teve lugar na sala do Hotel Praia Morena em Benguela, o debate "Expectativas e Desafios para Benguela 2016, No Âmbito Económico e Social" em que foi o prelector o Engº Isaac dos Anjos, Governador Provincial de Benguela, organizado pela OMUNGA em parceria com a OHI e o apoio da OSISA.

A Associação OMUNGA em parceria com a OHI e apoio da OSISA arrancou mais uma série de debates dentro do QUITAS DE DEBATES. Esta série deverá decorrer durante aproximadamente 7 meses com a realização de 10 debates e terá um enfoque sobre os aspectos económicos e sociais do actual contexto do país e da província. Esta série de debates seguem da análise da situação que vive o país.

Para este conjunto de debates, a OMUNGA e os seus parceiros decidiram incluir algumas inovações. Em primeiro lugar, pretende-se que os debates produzam conclusões e recomendações no sentido de permitir que no final do processo se possa, em mesa redonda, fazer a apresentação de um documento que ajude orientar as opiniões dos cidadãos junto dos decisores públicos. Ao mesmo tempo, possa servir de base orientadora para a linha de advocacia da sociedade civil.

A outra inovação tem a ver com a ligação deste espaço de debates com as realidades de comunidades concretas onde a OMUNGA e os parceiros irão desenvolver acções na área da governança e participação.

Foi assim, que se decidiu dar o arranque deste pacote de debates com o convite ao Governador Provincial de Benguela para que pudesse fazer a apresentação e discussão sobre o programa de governo, as expectativas e desafios para Benguela 2016, dentro do actual contexto.

Numa sala que foi pequena para os cidadãos interessados em participar e com uma transmissão em directo através do canal da OMUNGA no youtube e do portal Pérolas das Acácias, o Governador Provincial, auxiliado pela sua equipa, apresentou alguns detalhes do Programa de Desenvolvimento de Benguela 2013-2017. Abordou ainda sobre a situação actual a nível orçamental, as ideias de desenvolvimento e algumas prioridades. Num panorama de mais médio e longo prazo, não foram aprofundados os aspectos do balanço do que realmente estava planificado e do seu grau de cumprimento.

Apresentamos a seguir o vídeo complecto da sessão.

(Vídeo e fotografias de Manuel Domingos)

Sem comentários: