O movimento em prol da III Conferência Angolana da Sociedade Civil, é também um espaço de iniciativas, de desafios e de solidariedade. Diferentes maneiras surgem como forma de contribuirmos para que a III Conferência seja um facto. Mas para isso é preciso ultrapassar obstáculos toda a hora e em todo o local. Algumas províncias enfrentam mais dificuldades que outras e é por isso, que todos olhamos e pensamos em como contribuir.
É o que diz respeito à província do Moxico que apela por apoio para que possam receber os mais diferentes convidados. Porque é importante receber esses convidados? É preciso que cada vez mais se possa mostrar as realidades e ultrapassar o isolamento. Daí veio a ideia da Alexia Gamito:
"A solidariedade com as províncias que necessitam de mais ajuda e a lógica da captação de fundos alternativos, não deveria nunca sair da nossa agenda. Esta é uma causa que acima de tudo é individual. Não acredito que as grandes questões do pais se possam resolver sem o compromisso e a responsabilização individual. Os financiadores devem ser um apoio, mas não serão a longo prazo a solução.
Como conheço a realidade do Moxico, penso ser importante e oportuno fazermos uma corrente de solidariedade, para levar para o Moxico, outras vozes - apresentadores de temas,… são poucos os que se interessem pelo Moxico, por isso deveria ser uma referencia para todos nós. Não podemos pensar o desenvolvimento de Angola, ignorando as zonas esquecidas.
Tenho estado a pensar no Moxico, e ocorreu-me uma ideia a muito falada mas nunca praticada - a captação de fundos alternativos. Penso que nenhum doador vai financiar o aluguer de um avião, más nós se quisermos conseguimos mobilizar outro tipo de fundos. Doações pessoais (daqueles que defendem este projecto) para uma causa social. Normalmente nas nossas listas de email existem pessoas com pouco dinheiro e existem outras com muito dinheiro. Será que não podemos divulgar a ideia para captar fundos de doações individuais? Penso que o grupo de coordenação já deve estar com muito trabalho para levar avante esta experiencia, por isso voluntariamente me ofereço para testar a ideia. Começo por mim. Para este fim vou fazer uma doação pessoal no valor de 1.000,00 USD. Agora precisamos de mais 7.000,00 USD, quem quer participar? Aceitamos também 1,00 dólar, o que vale não é o valor, mas a intenção de lutar por uma causa que é de todos.
Para onde fazer as doações??? Para a conta USD da II Conferencia (veja dados bancários). Se fizer algum depósito na conta, por favor comunique para que possamos fazer o registo, a gestão e a prestação de contas.
Prazo: Não temos muito tempo, este será o nosso principal problema. Mesmo assim vamos tentar?
Se conseguirmos dar este passo, para o próximo ano estamos em melhores condições para identificarmos fundos alternativos aos financiamentos tradicionais. Acredito que existem angolanos com dinheiro que se identificam com esta causa, temos que começar a identifica-los. Esta ideia é inconcebível?
Está lançado o desafio, por favor divulguem este email."
DADOS DA CONTA:
Titular da Conta: Centro para o Desenvolvimento e Parcerias Angola
Sub-conta: Conferência Angolana da Sociedade Civil
Banco: BFA (Banco de Fomento Angola)
Conta nº: 4583505532003
Nome da Conta: Dólar mais
Moeda: Dólar Americano
IBAN: AO06 0006 0000 45835055321 11
Swift/BIC: BFMXAOLU
Cidade - País: Luanda – Angola
Aproveitamos para transcrever a baixo o convite e apelo trazido a nós pelo Núcleo de Coordenação da Sociedade Civil do Moxico:
Caros/as Senhores/as,
Vimos através deste, informar oficialmente as representações diplomáticas supracitadas, que estão em curso as acções preparatórias para a realização da IIª Conferência Provincial da Sociedade Civil, no Moxico, a realizar-se nos dias 3 e 4 de Novembro do ano em curso na cidade do Luena.
Assim sendo, a Coordenação da SC/Moxico, tem a honra de convidar aos digníssimos representantes dessas Instituições Diplomáticas, Agências das NU, Agências Internacionais e ONG´s Internacionais, para participar na Cerimónia de Abertura deste Forum provincial, a ter lugar no dia 3 (Terça-feira).
A presença das Vossas Instituições nesta Conferência, será um estímulo importante para as Organizações directamente envolvidas no processo, bem como uma mensagem, a toda a comunidade do Moxico, do respaldo e solidariedade que a Sociedade Civil do Moxico em particular e a Sociedade Civil Angolana em geral, têm vindo a granjear por parte da Comunidade Internacional.
Gostaríamos também que tornassem extensiva esta mensagem a outras Instituições Internacionais, habitualmente interessadas nessas acções, que, pelo desconhecimento exacto dos seus endereços não conseguimos incluí-las no nesta mensage.
Nota:
Neste momento, as companhias aéreas não estão a viajar para o Moxico. Entretanto, aviões de pequeno porte estão a fazer este percurso. Existem algumas Agências que têm estado a fazer este percurso, alugando tais avionetas. O Aluguer de um avião para 15 passageiros custa quase 8.000,00 USD (Oito Mil Dólares Americanos). Estamos dispostos a ajudar as vossas Instituições na coodenação para o aluguer de um voo que possa sair de Luanda para o Luena.
Em caso de contacto poderão ligar para o Senhor Domingos Jorge (922 634374) ou enviar mensagens para o Senhor Gil ("gil.adra@yahoo.com.br" ) e a Senhora Alexia (agamito@cdpa-angola.org).
Esperando pelas vossas respostas, termino agradecendo a vossa habitual colaboração, desejando-lhes votos da mais alta estima e consideração.
Atenciosamente,
Domingos Jorge
Núcleo de Coordenação da
Sociedade Civil do Moxico
Luena
Sem comentários:
Enviar um comentário