Angola vai organizar o CAN 2010. Atendendo ao facto, parece-nos que esta mensagem se torna bastante importante se a divulgarmos. Aqui estamos a fazê-lo!
*Repassando. ..*A participação pública nos Jogos OlímpicosMontreal, no Canadá, pagou até 2006 a conta pela realização dos Jogos Olímpicos de 1976! Na ocasião, cerca de 90% do financiamento dos Jogos foramvia iniciativa pública. Ou seja, a conta foi do governo.Barcelona, na Espanha, decantada como exemplo mais bem acabado de como a Olimpíada pode mudar a história de um país, teve quase 68% do custo dos Jogos de 1992 bancados pela população.Seul, que revolucionou a maneira como o mundo encarava os produtos eletrônicos sul-coreanos, rachou a conta da Olimpíada de 1988. Metade foibancada pela esfera pública, a outra metade pela iniciativa privada.
Desde 1976, apenas os Estados Unidos não precisaram de tanta participação pública para realizar os Jogos Olímpicos. Quem mais se aproximou disso foi Sydney, na Austrália, que obteve cerca de 30% dos investimentos da esferapública para fazer a Olimpíada de 2000. O que diferencia e assemelha o Brasil de todos esses exemplos? O comprometimento da população em fiscalizar e cobrar os responsáveis pelo emprego do dinheiro público. Onde não há cobrança das pessoas, o abuso acontece. Onde há uma pressão popular para que os Jogos, de fato, representem a oportunidade de melhorar opaís, geralmente o resultado da realização dos Jogos Olímpicos é muito maior.
O Rio de Janeiro será a sede da Olimpíada de 2016. Isso não tem mais como mudar ou gritar contra e reclamar. Agora é hora de cobrar. Mas aí surgem outras perguntas. Estamos capacitados para saber qual o tipo de cobrança fazer? para quem será o responsável pela organização dos Jogos Olímpicos? Estudamos o suficiente para cobrar de quem está no cargo executivo dessa história toda? A imprensa sabe que tipo de investimento é necessário para não fazermos da Olimpíada um escândalo como o Pan-Americano? Ao que tudo indica, serão seis anos de muito aprendizado no Brasil.
Por Erich Beting às 16h14 -
Sem comentários:
Enviar um comentário