25/09/2010

Crónica de Domingos Fingo: "MAIS UM CAOS DEMOLIDOR NA CIDADE DO LUBANGO"

MAIS UM CAOS DEMOLIDOR NA CIDADE DO LUBANGO


É  mês do Herói Nacional, o mês de Setembro.
É  dia do Herói Nacional, o dia 17.
Em vez de ser um dia de alegria é, pelo contrário, um dia de angústia. O feriado prolongado foi “bem aproveitado” pelo governo local para desalojar os moradores adjacentes do rio mukufi, concretamente no largo da Rádio 2000. Um dia em que por um lado comemorava-se a festa do Herói Nacional e por outro os camiões da Administração Municipal do Lubango, transportava os desalojados à área da Tchimúcua.

É mais uma acção virada a legitimidade da pobreza, da miséria, da penúria…
É o dia dedicado a despedida da casa, porque o governo apertou a forca. Uma forca contra os pobres e não contra a pobreza. Lágrimas, angustia, desespero, frustrações, temor,… Estes são os sintomas que cruzam os caminhos dos ex-moradores das margens do rio MUKUF, no Lubango.
Os filhos de Deus, de momento, estão sem direcção.

As lágrimas secaram. Os corpos definham. O imaginário foi dissolvido pelo Satanás.
O momento exige jejum e oração de todos quantos se identificam como filhos de Deus porque o “anjo mau” está solto. Está tão solto, que apostou-se na pobreza, nas endemias, nos acidentes cardiovasculares no alojar as pessoas ao relento. Enfim!...

Enquanto Agostinho Neto dizia: “O mais importante é resolver os problemas do povo”. Hoje os menos entendidos dizem “o mais importante é demolir as casas do povo”:
Outros desumanos acrescentam ainda: “o mais importante é criar problemas ao povo, até ao seu colapso”. Que paradoxo!.. Quê desilusão!... Quê desumanismo!... Quê selvajaria!.... Quê insensibilidade!...
Chega!…. Pensemos na dignidade do  povo angolano. Um povo que merece tranquilidade depois de longos anos de guerra…

Não nos esqueçamos. Deus é o Justo Juiz e, no momento certo, fará a sua justiça contra todos os anjos maus que, pelos seus pecados, nem o inferno merecem.
Ámen.

                                               Domingos Francisco Fingo

Sem comentários: