Começou hoje o Fórum Social Mundial na cidade de Dakar, capital deSenegal, com o lema “Um Outro Mundo é Possível”. A abertura do fórum foi marcada por uma explosão de pessoas vindas de todos os cantos do planeta, marchando e desfilando a moda carnavalesca, exibindo cartazes que repudiam as acções negativas dos governos mundiais e outros alertando a promoção de um mundo melhor.
Varias organizações e pessoas singulares participaram da marcha, exibindo os seus diferentes trajes e soltando gritos. Inúmeros grupos infantis não se fizeram ausentes neste desfile.Dos países com mais representatividades pode citar-se o Brasil,Senegal, China Tunísia, Argélia, França, Mali, Benim, Burkina Faso, Nigéria, Mauritânia, Itália e tantos outros.
É também de referir que um outro acontecimento que muito chamou a atenção dos presentes na abertura do Fórum Social Mundial é o forte dispositivo de segurança criado para ajudar a organiza a marcha. Centenas de agentes policiais de intervenção rápida, militares e
bombeiros foram mobilizados para a marcha.
Os presentes foram também surpreendidos por Dakar com uma forte demonstração cultural. Crianças, jovens e adultos exibiam trajes, danças tradicionais africanas e cantavam. Os famosos Tchingandjis desfilavam de um lado para o outro.
O programa do dia da abertura do Fórum encerrou com um grande concerto musical, onde também discursaram políticos e lideres de movimentos do Brasil, Tunísia, Egipto, falando do ultimo pais sobre a situação que se vive actualmente e com uma reunião das associações para preparar uma assembleia das organizações a realizar-se no dia 10 do corrente
mês.
mês.
De Dakar: Dino Jimbi e Jesse Lufendo.
Sem comentários:
Enviar um comentário