07/02/2011

ARRANCOU HOJE O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL-DAKAR 2011



Começou hoje o Fórum Social Mundial na cidade de Dakar, capital deSenegal, com o lema “Um Outro Mundo é Possível”. A abertura do fórum foi marcada por uma explosão de pessoas vindas de todos os cantos do planeta, marchando e desfilando a moda carnavalesca, exibindo cartazes que repudiam as acções negativas dos governos mundiais e outros alertando  a promoção de um mundo melhor.

Varias organizações e pessoas singulares participaram da marcha, exibindo os seus diferentes trajes e soltando gritos. Inúmeros grupos infantis não se fizeram ausentes neste desfile.Dos países com mais representatividades pode citar-se o Brasil,Senegal, China Tunísia, Argélia, França, Mali, Benim, Burkina Faso, Nigéria, Mauritânia, Itália e tantos outros.

É também de referir que um outro acontecimento que muito chamou a atenção dos presentes na abertura do Fórum Social Mundial é o forte dispositivo de segurança criado para ajudar a organiza a marcha. Centenas de  agentes policiais de intervenção rápida, militares e
bombeiros foram mobilizados para a marcha.

Os presentes foram também surpreendidos por Dakar com uma forte demonstração cultural. Crianças, jovens e adultos exibiam trajes, danças tradicionais africanas e cantavam. Os famosos Tchingandjis desfilavam de um lado para o outro.

O programa do dia da abertura do Fórum encerrou com um grande concerto musical, onde também discursaram políticos e lideres de movimentos do Brasil, Tunísia, Egipto, falando do ultimo pais sobre a situação que se vive actualmente e com uma reunião das associações para preparar uma assembleia das organizações a realizar-se no dia  10 do corrente
mês.
 Fórum Social Mundial Dakar2011 está a ter lugar na Universidade Cheikh Anta Diop e vai de 6 a 11 de Fevereiro. A maior parte dos participantes do Fórum está acampada em tendas no mesmo espaço niversitário.


De Dakar: Dino Jimbi e Jesse Lufendo.

Sem comentários: