07/10/2011

OKUPAPALA - 1.º ENCONTRO INTERNACIONAL DE ARTES E CULTURAS URBANAS (Lobito - Angola)

A OMUNGA, associação Angolana de defesa dos direitos humanos, associa-se de forma inédita a diferentes grupos e organizações nacionais e internacionais, respectivamente, a plataforma cultural MU SEKE de Angola/Portugal, o coletivo cultural Potof Prod de França, a TintaPreta Design de Portugal, Minibus Media da Alemanha, Grupo Entrou Por Uma Porta, Rede Latinoamericana de Teatro em Comunidade e a Associação MisturaPura de Italia/Portugal, a co-produzir o 1º Encontro Internacional de Artes e Culturas Urbanas - Okupapala (brincadeira), de 4 a 11 de Novembro de 2011, coincidente com as comemorações do aniversário da independência nacional, e para as quais poderá dar um excelente contributo.

Okupapala – Encontro Internacional de Artes e Culturas Urbanas – é um encontro sociocultural que pretende juntar expressões artísticas e culturais de proveniências diversas, com um forte envolvimento das comunidades locais, num intercâmbio vivo, dialogante, criador e potenciador de desenvolvimento(s). A rua, as praças e os bairros da cidade do Lobito serão o palco preferencial.

Expressões artísticas como o teatro, a música, a poesia, a pintura, a dança, o graffitti, o cinema e o multimédia entram no espaço público dando a este o seu significado pleno, espaço de vivência social e de partilha, partilha do processo criativo e transformador.

Okupapala significa em Umbundo brincadeira. Brincar como descoberta, experimentação, prazer e desenvolvimento. Ao brincar, a criança (mas também o adulto) constrói sua experiência de se relacionar com o mundo de maneira ativa, vivencia experiências, desenvolve autonomia, criatividade e responsabilidade quanto às suas próprias ações. A brincadeira e o jogo do faz-de-conta podem ser considerados como espaços de interacção, de descoberta, de construção de conhecimento, de apropriação e ressignificação. Okupapala é um projecto cultural e de desenvolvimento, numa perspectiva dialética: o ser humano, enquanto sujeito criativo é capaz de transformar a sua própria história e a da humanidade, uma vez que por seu intermédio muda o contexto social em que se insere, ao mesmo tempo modifica-se a si mesmo.

As culturas e artes urbanas são espaços de confluência e de diversidade artística, de acção, de expressão criativa que podem evoluir de forma segregada ou antes, e preferencialmente, dialogante, mais interessante no desenvolvimento de respostas aos desafios e contextos existentes.

As trocas interculturais são hoje um produto do aumento exponencial das comunicações e deslocações possíveis ao ser humano, mas nem sempre essa possibilidade é transformada em processo de conhecimento e de criação conjunta, de desenvolvimento, de inclusão e valorização. Neste encontro pretende-se um processo orientado para o intercâmbio, valorização de aprendizagens, exploração de recursos, procura de processos de desenvolvimento e sustentabilidade de comunidades, de apropriação e valorização dos espaços físicos e simbólicos, de valorização de diversidade e de especificidades locais, combatendo a massificação homogeneizada da cultura.

OBJECTIVOS

Promover a cultura e a arte como processos criativos de estimulação, interacção e desenvolvimento das e com as comunidades locais;
Promover a apropriação e (re)interpretação do espaço público, como espaço colectivo, criativo, de proximidade e relação;
Procurar integrar a história e o passado com o presente, a acção e o sonho, integrando o sujeito nesse processo nunca acabado de construção do meio e de si próprio.
Estimular trocas de saberes, valorizando a diversidade mas também os recursos e práticas locais.
Promover as expressões artísticas, quer seja o consumo e usufruto livre ou a sua criação enquanto processo que pensa e questiona, que interpreta, que aprofunda e alarga horizontes de possibilidades;
Promover a construção de identidades com autoestima, ricas em experiências e diversidade de contatos de forma a aumentar a confiança, os interesses e as escolhas, quer seja de comunidades, quer seja do indivíduo;
Encontrar dentro da complexidade e dos desafios que as cidades nos colocam actualmente, caminhos de sustentabilidade e participação a vários níveis;
Criar uma oportunidade para a cidade do Lobito/ Benguela se afirmar na área artística e cultural como polo de desenvolvimento, tão importante no contexto actual de reconstrução do país, criando-se um novo polo de acção e de atractividade, criando novas dinâmicas de desenvolvimento para a região.

2 comentários:

Meirinho Mendes disse...

OKUPAPALA, ESTAMOS JUNTOS...

Xana disse...

Uau! Vai mesmo sair esse encontro! Boas vibes para todos! :)