22/12/2009

O MARTELO DA ADMINISTRAÇÃO DO LUBANGO VOLTA A ATACAR!!!!!

Com o título "O martelo da administração do Lubango volta a atacar!!!!!!!!" recebemos o comunicado de imprensa do CONSÓRCIO DE TERRAS DA HUÍLA sobre a demolição levada a cabo na província da Huila. Atendendo à gravidade do conteúdo e ao facto de se continuar a persistir na repressão das populações mais vulneráveis sem se tomar em conta os seus direitos humanos, decidimos transcrever o referido comunicado na íntegra:

COMUNICADO DE IMPRENSA

O Consórcio de Terras da Huíla, torna público que no dia 14 de Dezembro de 2009, pelas 8 horas, uma Equipa da Administração do Município do Lubango e da Administração da Comuna da Arimba, procedeu a um acto de demolição de residências de cidadãos na localidade da Tchima, Bairro do Tchioco, mais concretamente nos arredores do novo Estádio Nacional da Tundavala.

Foram, no máximo, demolidas cerca de dez casas, sem um mandado do tribunal ou aviso prévio, com a agravante de algumas casas terem sido deitadas a baixo sem a presença dos respectivos proprietários, deixando famílias ao relento, inclusive velhos e crianças.

O CTH entende, que este acto representa mais uma das muitas arbitrariedades que têm sido protagonizadas pela Administração do município do Lubango e apelamos as autoridades competentes no sentido de pôr termo a estes actos desumanos praticados por aquela administração.

Estamos conscientes da importância da realização do CAN em Angola e dos ganhos que o país poderá ter na arena africana e internacional, mas pensamos que isto não dá o direito de se tratar desumanamente os angolanos.

O CTH alerta igualmente que o CAN não vai se repercutir directamente na vida dos angolanos e na solução dos seus graves e inúmeros problemas, logo, os avanços registados na construção do estádio da Tundavala servem muito bem para realizar exitosamente os jogos programados para o Lubango sem necessidade de mais expropriações de terras.

Entendemos ainda, que é possível desenvolver o país sem violar direitos tão pouco causar conflitos, fazendo recurso as leis vigentes e a metodologias participativas (inclusivas), aliviando desta forma o impacto da mudança de habitat.

Somos por um serviço público transparente, façamos a festa do CAN sem causar sofrimento aos nossos concidadãos.

Lubango 17 de Dezembro de 2009.

O Coordenador Executivo do CTH

Marcolino Tavares

Endereço:

Bairro Santo António, telefones 923 64 55 19 e 923 84 13 11

1 comentário:

Anónimo disse...

de facto é desconfortante tudo isso o que está a acontecer.
tudo o que o governo está a tentar faser é conquistar a revolta do povo que não tarda nada
na minha óptica o governo deve se preparar para uma nova baixa de cassange mas desta para o país inteiro
abraço