01/12/2011

OKUPAPALA: LIBERDADE DE EXPRESSÃO É ESPEZINHADA MAIS UMA VEZ

REF.ª: OK/ 335 /011
Lobito, 01 de Dezembro 2011

NOTA PÚBLICA

NOVA INTERVENÇÃO DA POLÍCIA IMPEDE ACTIVIDADE DO OKUPAPALA NA CATUMBELA

A OMUNGA, responsável pela produção do 1.º Encontro internacional de Artes e Culturas Urbanas – OKUPAPALA vem publicamente expressar a sua indignação por mais uma intervenção abusiva por parte da polícia nacional que culminou com o encerramento do espectáculo que estava a decorrer na Catumbela.

A 23 de Novembro de 2011 recepcionamos uma carta da Administração municipal da Catumbela, datada de 16 de Novembro onde informa que não tinha havido qualquer pronunciamento devido ao facto de ter recepcionado tardiamente a nossa carta. Era a justificação pela tentativa de proibição da actividade que teria lugar na Catumbela a 12 de Novembro de 2011.

Neste propósito, endereçámos uma nova carta, datada e entregue a 23 de Novembro, com a REF.ª OM/320/11 a informar que seria realizada a actividade em causa a 29 e 30 de Novembro no largo do Cassequel. Não nos foi remetida qualquer resposta a indeferir. Motivo que levamos a considerar não ter existido qualquer inconveniente com a realização das actividades previstas.

Estranhamente, quando se estava a realizar a actividade a 30 de Novembro, pelas 21horas, o Comandante municipal da Polícia da Catumbela, apareceu a solicitar a devida autorização. Mais tarde, o Comandante Diamantino do comando municipal da polícia do Lobito, acompanhado por vários agentes armados e pessoas à civil, transportados por uma viatura Land Cruizer da polícia, intervieram no sentido de impedir que a mesma acontecesse alegando a falta de autorização. A organização do evento decidiu dar continuidade ao mesmo já que não via qualquer razão que mostrasse haver desrespeitado a legalidade.

Depois de cerca de quarenta minutos, o referido comandante voltou a intervir no sentido de terminar com a actividade, que o conseguiu, tendo mesmo retirado a chave do gerador e levado consigo.

A OMUNGA considera-se desrespeitada e apresenta aqui a sua indignação, considerando os factos:

1 – A OMUNGA cumpriu com os trâmites exigidos, mantendo permanentemente informada a Administração Municipal da Catumbela, durante todo o processo preparatório, incluindo o envio de correspondência;

2 – A OMUNGA não foi notificada em momento algum de forma a tomar conhecimento de qualquer decisão da Administração Municipal da Catumbela de impedir a realização das actividades previstas;

3 – A intervenção do Sr. Comandante Diamantino e do seu efectivo representa o uso abusivo da força e o desrespeito aos organizadores e às pessoas ali presentes, pondo em causa e em risco a sua segurança;

4 – O envolvimento de pessoas à paisana, sem qualquer identificação, demonstra o desrespeito pelas normas e o clima de amedrontamento que se está a viver.

Por tudo o exposto, a OMUNGA vem demonstrar publicamente a sua inquietação e indignação em relação à interferência abusiva e arrogante por parte das autoridades governamentais na tentativa de boicotarem a realização deste grande evento cultural e inédito para o município da Catumbela.

A OMUNGA solicita da Exma. Sra. Administradora municipal da Catumbela os devidos esclarecimentos e apela ao bom senso das autoridades, incluindo a Exma. Sra. Administradora, no sentido de garantirem toda a protecção aos convidados nacionais e internacionais que estão a participar nas diversas actividades.

Pela Coordenação

José António M. Patrocínio

4 comentários:

Anónimo disse...

Só para acrescentar que muitos dos agentes envolvidos no cancelamento da actividade incluindo os dois comandantes nao tinham braçais. O que para mim, pelo menos indica que não estavam de serviço. Se até agentes que não estão de serviço podem interromper actividades claramente comunicadas, eu não consigo entender que governo é este que temos.

MAis ainda, os agentes diziam que Catembela era autónoma de Lobito e a Administração de Catumbela nada sabia sobre a actividade. O que estava a fazer o Comandante Diamantino que é da jurisdição do Lobito? Valha-me Deus mas a Policia Instrumentalizada é uma merda!!!!

Phoenix disse...

Não se deixem levar pela lábia do cangonheiro e paneleiro Zé Patrocínio. Este senhor quer semear a confusão. É missão de todos Angolanos não permitir que um paneleiro se assuma como causador da desgraça. Já foram muitos anos de guerra. Por favor chega de confusão.Perguntem a esdte senhor quem lhe paga. Se ele nem trabalha onde tira fundos para promover estas confusão. Certamente alguem empenhado em que este País volte a ser uma confusão. Além de paneleiro e cangonheiro é muito hábil em usar as outras pessoas. Como o nome dele está sujo o homem agora usa outras pessoas para fazer passar os seus projectos de mentiras e confusão.Qual liberdade de expressão qual quê. Só nos faltava esta, um paneleiro drogado a querer mandar na nossa terra. Olha nunca, mas nunca mesmo queixem-se ao Obama se quiserem, aqui nunca. Cangonheiros e paneleiros nããã
ãããão definitivamente

phoenix disse...

Tenho muita pena do Jesse Lufendo e do Malavindele, será que tambem levam no cu, mas só pode. Como é que andam colados ao Patrocinio como se fossem cachorrinhos arrastados pela coleira. Despertem homens, ou ainda as vossas mulheres vão acreditar que voçês são virados como o barbudo sem juízo. A não ser que estão a subir a parceiro, quem sabe? É que não se consegue entender meus. Já viram um dia os vossos filhos na escola serem confrontados com comentários do tipo: Olha o teu pai leva no rabo. Pensem nisso manos

phoenix disse...

Zé Patrocínio, Paneleiro e usuário de drogas pesadas, quer transformar a sua empresa em esquema politico para ganhar dinheiro: Tipo queres desgastar o governo?? Ok não tem makas, pagas x e eu invento uma actividade da OMUNGA para tapar os olhos e no meio introduzo uns amigos cangonheiros de Luanda como o Mata Frakuzx, Carbono e outros caras loucos e fazemos aqui umas confusões nos bairros com bué de Rap e tal e tal. Mas cuidado não metam o nome do Patrocinio nisto. Senão ainda me arranjam problemas