16/12/2014

NATAL DA CRIANÇA NO 16 DE JUNHO, NO LOBITO


O 16 de Junho é uma pequena comunidade encaixada no bairro 27 de Março, localizado na zona alta da cidade.

Antigamente, durante o tempo em que as armas não se calavam, existia ali um centro, mais que meio improvisado, para crianças em situação de rua e órfãos, gerido pela organização luso-alemã ORA International.
Abandonado mais tarde, o espaço ficou desocupado durante vários anos. Posteriormente, voltou a ser ocupado, já não como centro, mas com tendas que adolescentes e jovens em situação de rua instalaram atrás da promessa duma habitação.

Os jovens subiram das ruas do centro cidade, na base de um processo de negociação, que incluía a promessa de construção de casas sociais. Foram mais de 3 anos de espera, não deixando morrer a esperança, enquanto apodrecia e se esburacavam as tendas.

Foi em vésperas de eleições que o governo da província, na pessoa de Armando da Cruz Neto, arrancaram as paredes das casas. Hoje têm 85 fogos com quarto, sala, wc e cozinha e um corredor com 8 quartos de solteiro, construídos pelo governo. Por outro lado, ainda existem 4 casas de auto-construção. Há balneários e lavandaria. Ao redor, existe um posto policial, centro de formação profissional e uma escola primária.

Muita coisa ainda falta, mas continua a luta desta comunidade pelo respeito a vida e a dignidade.

Como nos anos anteriores, os cerca de 250 moradores organizaram o seu “Natal da Criança”. Os líderes da comissão de moradores fizeram cartas que distribuíram pelas diversas empresas a solicitarem apoio. Infelizmente só tiveram resposta favorável da Coca Cola.

A 10 de Dezembro, dia da Declaração dos Direitos Humanos, as crianças da comunidade, com outras crianças de comunidades circunvizinhas, totalizando cerca de 150 crianças, dançaram, fizeram teatro, passagem de modelos, poesia e dança das cadeiras. Aproveitou-se ainda para se fazer a entrega dos certificados as crianças que ganharam o torneio de futebol realizado em Novembro, dentro da Campanha Internacional “19 Dias de Activismo de Prevenção do Abuso Contra a Criança”.

Houve distribuição de brindes oferecidos pela OMUNGA e de prendas compradas com a contribuição dos pais. As crianças saborearam um almoço e o bolo de Natal.


Assim foi o Natal das crianças do 16 de Junho.

Imagem de Paulo Baião, 15 anos, Bº São Miguel


Sem comentários: