01/12/2014

O GTMDH EXIGE PRONUNCIAMENTO DO PR SOBRE A VIOLÊNCIA POLICIAL CONTRA LAURINDA GOUVEIA

Conforme toda a sociedade angolana e não só, também o Grupo Técnico de Monitoria dos Direitos Humanos em Angola (GTMDH) reagiu ao silêncio da presidência da República em relação à brutalidade policial que de forma covarde tem reprimido todas as tentativas de manifestação contestatárias.

Tais acções tiveram o seu expoente a 23 de Novembro quando foi vítima a estudante universitária Laurinda Gouveia. As imagens que circulam nas redes sociais e as declarações da vítima obrigam-nos a dizer BASTA. É hora da presidência da República pronunciar-se contra tais barbaridades policiais e garantir a instauração de processos que responsabilizem os autores de tais actos, sob pena de se assumir enquanto cúmplice dos mesmos, por omissão.


Esta omissão proporciona as mais diversas interpretações, incluindo aquelas que possam considerar haver relação directa e envolvimento da presidência da república nas orientações aos órgãos policiais para procederem da maneira criminosa a que temos assistido.


Grupo de Trabalho de Monitoria dos Direitos Humanos em Angola
(GTMDH)
TOMADA DE POSIÇÃO PÚBLICA


“Governo Angolano deve investigar e responsabilizar criminalmente os agentes da polícia nacional envolvidos na tortura de Laurinda Gouveia”


Luanda aos 29 de Novembro, 2014


É com enorme preocupação que o Grupo Técnico de Monitoria dos Direitos Humanos tomou contacto, através das redes sociais, com as fotos e os relatos sobre a agressão policial contra LAURINDA GOUVEIA, estudante universitária, ocorrida a 23 de Novembro de 14, em Luanda.

As fotos são na realidade chocantes e demonstram bem a brutalidade sofrida pela jovem Laurinda.

De acordo aos relatos, Laurinda Gouveia acompanhava outros 3 jovens até ao Largo 1.º de Maio onde estava previsto um acto organizado pelo Movimento Revolucionário para exigir justiça em relação ao assassinato de Ganga.

Como o largo estava ocupado por agentes policiais, enquanto os 3 jovens tentaram aceder ao mesmo, Laurinda permaneceu com a intenção de fotografar tal acto, razão pela qual foi violentamente agredida e atirada mais tarde do carro para o chão, “como trouxa”, junto ao Largo das Escolas, por parte de agentes da polícia nacional e do SINSE.

De acordo aos relatos, a agressão foi efectuada com tubos, paus e ferros. A vítima declara ter reconhecido o Comandante da esquadra da Ilha entre os agressores.

Durante a brutal agressão, a vítima perdeu os sentidos várias vezes e urinou-se tendo por isso sido alvo de tortura psicológica.

De acordo a diversas fontes, Laurinda Gouveia sofreu ainda ameaças de morte.

Nesta conformidade, o GTMDH solidariza-se com a jovem activista Laurinda Gouveia, com a família e com os companheiros do Movimento Revolucionário.

Ao mesmo tempo apoia todas as iniciativas de denúncia e de responsabilização deste horrendo e inaceitável acção brutal por parte da polícia nacional e do SINSE.

O GTMDH exige ainda a abertura imediata de um processo de investigação e a responsabilização de todos os agentes policiais e os membros do SINSE envolvidos nesta acção barbara.

Por outro lado apela à solidariedade absoluta de toda a sociedade, especialmente da Primeira-dama, das mulheres polícias, das mulheres e jovens estudantes, das mulheres partidarizadas, das mulheres parlamentares, das mulheres juristas, das mulheres jornalistas, das mulheres diplomatas, das mulheres artistas, das mulheres educadoras, das mulheres da saúde, das mulheres mães e das mulheres irmãs.

O GTMTH exige um pronunciamento imediato do Presidente da República condenando o tão violento acto e confirmando a abertura do processo judicial que investigue e responsabilize os autores deste hediondo crime.

Sem comentários: