02/12/2014

LUEMBA, ACTIVISTA CABINDA, FEZ BALANÇO DE REFLECTIR CABINDA

Francisco Luemba é um jurista e activista Cabinda que tem o seu nome muito ligado ao “caso Cabinda”.

Membro da associação cívica Mpalabanda, impedida de desenvolver as suas actividades pelo sistema judiciário angolano, participou no processo de constituição do Fórum Cabindês para o Diálogo (FCD). Um processo longo cheio de expectativas, altos e baixos que uniu as duas facções da FLEC e a Mpalabanda.

Luemba acredita ainda na possibilidade da negociação entre todas as partes, incluindo a sociedade civil angolana, para que realmente se alcance a verdadeira Paz em Cabinda e em Angola.

Na mesa redonda REFLECTIR CABINDA, organizada pela OMUNGA e outros parceiros, na sala Luanda do Hotel Trópico em Luanda, Luemba falou do sistema de Justiça em Cabinda.

Em Benguela a convite da OMUNGA, debateu sobre Cabinda no QUINTAS DE DEBATE de 27 de Novembro, no Hotel Luso. Sob o lema REFLECTIR CABINDA, Luemba conversou com os mais de 70 participantes, os diversos aspectos históricos, territoriais e sociológicos que devem ser entendidos na abordagem do “Caso Cabinda”.

Ainda em Benguela, visitou a comunidade do 16 de Junho, no B.º da Lixeira, no Lobito, onde conversou com um dos líderes. Esta comunidade é constituída essencialmente por ex crianças e adolescentes que viveram em situação de rua no Lobito e que por mérito da sua luta pelos seus direitos conquistaram uma moradia. O governo da província construiu pouco mais de 80 residências sociais das 100 prometidas. As mesmas carecem de condições e os moradores ainda não possuem qualquer documento que formalize a sua posse.

Ao mesmo tempo, Luemba manteve contacto com vários jornalistas de órgãos de comunicação social privados, nacionais e internacionais.

O jurista de Cabinda ainda postou com outros participantes do QUINTAS DE DEBATE para a Manifestação Fotográfica em Memória de Ganga, organizada pelo Club K e Maka Angola.

No final, conversámos a jeito de balanço, acompanhem:


Sem comentários: