01/12/2014

OMUNGA APOIA MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA POLICIAL


DECLARAÇÃO PÚBLICA

MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA POLICIAL

A OMUNGA tem de forma preocupada acompanhado a violência com que os órgãos policiais têm reprimido todos aqueles que tentam, à luz da legalidade, manifestar-se e expondo as suas opiniões.

Membros da OMUNGA já foram vítimas desse tipo de acções, chegando um dos seus activistas a ter sido detido, julgado e condenado pelo Tribunal Provincial de Benguela.

As imagens postas a circular nas redes sociais, da estudante Laurinda Gouveia, depois da agressão sofrida a 23 de Novembro, em Luanda, por agentes policiais quando pretendia filmar a agressão que policiais exerciam sobre os seus companheiros que pretendiam manifestar-se no Largo da Independência, conforme tinham programado.

As manifestações marcadas para 22 e 23 de Novembro, pretendiam protestar contra o assassinato do jovem Ganga por membros da Guarda Presidencial há cerca de um ano e exigir pelo encaminhamento do processo judicial para identificação e responsabilização dos autores.

Pretendem ainda que o cidadão José Eduardo dos Santos deixe imediatamente a presidência da República, cargo que ocupa há mais de 30 anos.

Para além de condenar este tipo de violência, arrogância e abuso de autoridade por parte dos agentes da polícia contra os jovens manifestantes, condena também a violência rotineira contra as zungueiras e demais cidadãos.

É nesta conformidade que a OMUNGA responde favoravelmente ao convite que lhe foi formulado pelos organizadores da marcha contra a violência policial que deverá ocorrer em Luanda a 7 de Dezembro de 2014 com a concentração junto à Shoprite no Palanca e o término no Largo das Heroínas.


Para além de aceitar o referido convite, a OMUNGA apela a toda a sociedade para participar na referida marcha de forma a construirmos um país mais justo e democrático.

Lobito, 01.12.014

Sem comentários: