26/09/2009

Desmilitarizem e descontaminem a Embaixada do Brasil, pedem ocupantes

sexta-feira 25 de setembro de 2009
ESPECIAL RESISTÊNCIA EM HONDURAS

Zelaya denuncia o uso de gás lacrimogêneo e ondas de alta frequencia para atingir os ocupantes do prédio. Novas queixas são de sangramento por intoxicação
Rita Freire

O pedido à comunidade internacional e ao Conselho de Segurança da ONU para que atuem no sentido de impedir a continuidade das agressões contra o povo hondurenho e exijam a saida dos soldados do entorno da Embaixada Brasileira foi transmitido hoje pela manhã por Carlos Eduardo Reinas que leu a mensagem do presidente Zelaya, escrita durante a noite, depois da visita de quatro candidatos presidenciais supostamente em busca do diálogo para solucionar a crise.
Zelaya informou que as armas contra os ocupantes da Embaixada são sofisticadas, como as ondas de alta frequência, que causam dano à saúde. O efetivo policial e militar ao redor do prédio da representação brasileira, onde Zelaya vinha estabelecendo diálogos com representantes de forças sociais, foi redobrado durante o dia e a noite de ontem. O uso de gás lacrimogêneo também alcança a Embaixada, segundo Reinas.
Algumas horas depois da menagem presidencial, os ocupantes passaram a se queixar de sangramentos no nariz, sabor metálico na garganta, sangramento urinário e distúrbios gastro-intestinais. Não sabem que tipo de tóxico está chegando ao interior da Embaixada.
Não contam com a Cruz Vermelha nem com ajuda médica da resistência, barrada externamente
"São ações terroristas" denunciou a primeira dama, Xiomara Castro que começou a ter sangramentos de nariz e informou que pessoas na Embaixada estão começando a soltar sangue pela boca. Ela enviou mensagem à ONU pedindo proteção à Embaixada do Brasil.
A Radio Globo pediu diretamente ao presidente, hoje pela manhã, que não aceite dialogar com mais ninguém, que não receba qualquer pessoa da parte do governo golpista ou intermediários, enquanto não cessar a repressão contra o povo que persiste nas ruas.
Zelaya informou que, até agora, nos 4 dias desde que foi acolhido pela Embaixada, não houve sequer de sinal de boa vontade dos golpistas de restituir o governo legítimo. Existe o sentimento de que o governo golpista procura ganhar tempo, com emissários que criam a idéia falsa de interesse no diálogo, para suavizar eventuais posicionamentos da ONU.
À comunidade internacional Zelaya garantiu: se baixarem os fuzis por 5 minutos, a democracia se restabelece por vontade do povo.
NOTA: ESTA INFORMAÇÃO FOI RETIRADA DE http://www.ciranda.net/spip/article3232.html A 25 DE SETEMBRO DE 2009

Sem comentários: