29/04/2013

DELEGAÇÃO DA FIDH EM BENGUELA

Uma delegação da Federação Internacional de Direitos Humanos (FIDH) está em Angola desde 21 de Abril, em trabalho com a AJPD. O objectivo da visita enquadra-se dentro da sua estratégia de "Observação in locu".

Nesta conformidade, desenvolvem actividades de recolha de informação sobre a situação de Direitos Humanos em Angola e mais especificamente sobre as condições de trabalho dos Defensores de Direitos Humanos.

Do encontro tido entre a delegação e o coordenador da OMUNGA, em Luanda a 23 de Abril, concordou-se na sua vinda a Benguela.

A equipa, constituída pela Tchérina Jerolon (residente em Nairobi e responsável pelo escritório para África da FIDH), Tomas Mazuko (juíz da Swazilândia) e Alexandra (advogada da Justiça Global - Brasil), manteve no Lobito um encontro de boas vindas com a OMUNGA seguido de um encontro com rappers da Família Eterna. Neste encontro os jovens falaram da sua caminhada e dos acontecimentos contra o seu show de 30 de Março. Falaram ainda das consequências que têm vindo a acompanhar depois disso.

Mais tarde, tiveram um encontro em Benguela com jornalistas e antes de embarcarem de regresso para Luanda, fizeram uma visita à comunidade do 16 de Junho para inteirarem-se das denúncias sobre a acção policial naquele espaço na madrugada de 30 de Março de 2013. A comunidade falou ainda da sua história que remonta à sua anterior situação de adolescentes e jovens em situação de rua.


Sem comentários: