19/04/2013

INTERESSES IMOBILIÁRIOS INVADEM TERRAS AGRÍCOLAS


Continuam os conflitos de terras na nossa província. Depois dos enormes conflitos provocados com a expropriação de terras na zona da Cabaia, volta-se a ver os mesmos conflitos um pouco por toda a parte.
Há tempos vimos acompanhando os conflitos na área do Luongo, na zona da pedreira, município da Catumbela. Agora acompanhamos os conflitos na zona da Praia Bebé.
Estes terrenos pertenciam à então açucareira do Cassequel. Terrenos agrícolas. Com o encerramento da referida empresa, a direcção disponibilizou talhões para os trabalhadores que ficaram sem emprego e para outras pessoas.
O interesse do investimento imobiliário tem vindo a transformar terrenos agrícolas em terrenos improdutivos para a construção de infra-estruturas habitacionais, de comércio e hotelaria e mesmo armazéns e pequena indústria.
Deve ser política do Estado a protecção sem reserva de todas as áreas potencialmente agrícolas e apenas disponibilizadas para outros fins, terras improdutivas. Infelizmente, não se tem respeitado tal princípio ético e estratégico.
Para além de se perderem definitivamente tantos e tantos hectares de terras aráveis, atira-se ainda mais para a pobreza milhares e milhares de pessoas. Por outro lado, atira-se para a morte, pessoas que desde sempre tiveram a sua vida ligada à terra.
A OMUNGA apela às autoridades para que se tome a devida atenção em relação a estes processos de expropriação de terras.



Sem comentários: