17/05/2013

BD SOLIDARIZA-SE COM TRABALHADORES EM GREVE DA ROBERT HUDSON EM LUANDA



COMUNICADO
O Partido BLOCO DEMOCRÁTICO –B.D.- vem a público declarar a sua plena solidariedade para com os trabalhadores da empresa Robert Hudson Ltd em Luanda, na sua acção de luta assumida no dia 10 e que decidiram suspender até ao dia 17 de Junho, considerando que a entidade patronal retomou o diálogo e alega interesse na resolução das reivindicações apresentadas pelo coletivo dos trabalhadores..
A postura corajosa daqueles trabalhadores e da sua comissão sindical merece, no entender do Bloco Democrático, o apoio de todas as forças vivas da nossa sociedade e do nosso xadrês político. Isto principalmente pelo quanto evidencia a defesa dos trabalhadores nacionais contra a discriminação mantida, comparativamente à condição dos expatriados, quer no plano remuneratório e condições de trabalho, quer na segurança e estabilidade dos postos de trabalho, já aliameaçados em alguns casos.
O princípio sagrado e universal do pagamento igual para trabalho igual vem estando em causa em muitas empresas de capital estrangeiro sedeadas em Angola, com o beneplácito do poder estabelecido. A luta que ora se trava na Robert Hudson Ltd de Luanda é um valioso exemplo de quanto os trabalhadores angolanos não aceitam passivamenete a violação contínua dos seus direitos. Deve, portanto, ser observada no quadro das acções de coragem e dignidade que mais recentemente se vêm fazendo sentir nos diversos sectores de actividade laboral.
O B. D. faz votos para que essa coragem e essa dignidade sejam coroadas de sucesso; que saibam manter a coerência perante falsos argumentos de falta de fundos (nada justifica a discriminação), nem se deixem levar por chantagens emocionais que justifiquem a ausência da Direcção nas negociações.
O BD é pela cooperação empresarial mas com responsabilidade social, que respeite as leis, os direitos dos trabalhadores e a cidadania dos angolanos.
 
 Luanda, aos 16 de Maio de 2013
“MUDAR O FUTURO” PELA LIBERDADE MODERNIDADE CIDADANIA
O secretariado Nacional

______________
Acompanhe pulicações da OMUNGA sobre a greve do SHOPRITE

Sem comentários: