09/05/2013

OMUNGA NA MESA REDONDA DA EMBAIXADA AMERICANA SOBRE SOCIEDADE CIVIL EM ANGOLA


Realizou-se na Embaixada americana em Luanda, nesta terça-feira, 7 de Maio, uma mesa redonda sobre a situação da sociedade civil em Angola. A referida mesa redonda estava inicialmente prevista para ter acontecido a 30 de Abril.

A mesma esteve organizada em 3 momentos. No primeiro, a mesa foi constituída por 4 organizações angolanas, nomeadamente a AJPD, FORDU, Mãos Livres e a OMUNGA que falaram sobre o actual contexto das organizações que se encontram envolvidas em movimentos e acções de Cidadania e de Direitos Humanos.

Num segundo momento, representantes de embaixadas e de organizações internacionais, falaram das relações e papeis actuais no espaço e na intervenção da sociedade civil.

Por último, representantes da ADRA, do CICA e do MOSAIKO, delinearam o seu enquadramento numa perspectiva de organizações que têm conseguido ter uma melhor relação com as instituições públicas. Pelas explanações, pôde-se entender que na realidade as relações entre as organizações da sociedade civil não subservientes aos interesses político-partidários, se caracteriza por momentos razoáveis e menos bons. Ficou claro que o movimento associativo e o direito à associação e à participação ainda vive muitas e sérias limitações.

Por exemplo, o Eng.º Fernando Pacheco (ADRA) mostrou ressentimento pelo facto de que a sua organização com um historial sério de mais de duas décadas não tenha ainda adquirido o estatuto de organização de utilidade pública, já solicitado por várias vezes, quando organizações sem o mesmo perfil nem percurso já o tenham conseguido.











Sem comentários: