17/05/2013

PARTIDOS POLÍTICOS REAGEM A COMUNICADO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL CONTRA RÁDIO DESPERTAR E FOLHA 8

A Coligação CASA-CE regiu em comunicado ao posicionamento do Ministério da Comunicação Social contra a Rádio Despertar e ao jornal Folha 8.

De acordo a opiniões postas a circular, embora este ataque à Rádio Desperatr e ao Folha 8 possa fazer parte duma estratégia já há muito planeada, há quem encare que a mesma tenta bloquear todas as vozes no aproximar do 27 de Maio, altura em que a esposa de um dos ex guardas presidenciais raptados quando tentavam manifestar-se em 27 e 29 de Maio de 2012, para reivindicar os seus subsídios, aclama para a solidariedade e para a preparação de uma nova manifestação para Luanda.

_____________________


CASA-CE
CONVERGÊNCIA AMPLA DE SALVAÇÃO DE ANGOLA
CONSELHO PRESIDENCIAL
COMUNICADO
O Conselho Presidencial da CASA-CE, reunido no dia 17 de Maio de 2013 para avaliar a situação política, económica e social do país, apreciou com preocupação o comunicado musculado e tendencioso do ministério da Comunicação Social sobre o exercício da actividade informativa da rádio Despertar e do jornal Folha 8, tendo produzido sobre esta matéria o seguinte comunicado:
1- O Conselho Presidencial da CASA-CE considera que o comunicado do Ministério da Comunicação Social tem como objectivo materializar a estratégia política do partido do governo que consiste em domesticar através do controlo administrativo todos os órgãos de comunicação social, institucionalizando, por consequência, uma falsa liberdade de imprensa no pais.
2- O Conselho Presidencial da CASA-CE lembra que o partido do governo com objectivo de controlar e coartar o exercício à liberdade de informação e de expressão instruiu os seus agentes políticos com poder financeiro no sentido de adquirirem os jornais privados, transformando-os em meras caixas de ressonância.
3- O Conselho Presidencial da CASA-CE recorda ao Executivo que Angola a partir de 1991 adoptou o Estado Democrático e de Direito, consagrando, deste modo, o direito a informação, e liberdade de
imprensa e de expressão. Neste quadro, são precisamente os actos e a postura dos titulares dos órgãos de soberania que devem estar no centro da actividade dos órgãos de comunicação, a quem cabe o dever de informar os cidadãos.
4- O Conselho Presidencial da CASA-CE alerta a opinião pública nacional e internacional sobre a iminente perigosidade de desaparecimento que paira sobre os órgãos de comunicação social independentes.
5- O Conselho Presidencial da CASA-CE considera que Executivo ao invés de tomar uma posição que contraria despudoradamente o espírito e o sentido do Estado Democrático, devia adoptar politicas que
permitam aprofundar cada vez mais o exercício dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos.
6- O Conselho Presidencial da CASA-CE, finalmente, lembra ao partido do governo, que a liberdade de expressão e de informação são pressupostos incontornáveis para a paz, harmonia social e
desenvolvimento.
LUANDA, AOS 17 DE MAIO DE 2013
O CONSELHO PRESIDENCIAL

Sem comentários: