21/05/2013

OKUTANGA LEPANDI ARRANCOU NO LOBITO E CAIMBAMBO

O projecto OKUTANGA LEPANDI pretende dar arranque, enquanto projecto piloto, a metodologias de ensino alternativas junto de crianças das 2.ª e 3.ª classes de 15 escolas dos municípios do Lobito e do Caimbambo.

A ideia é, com actividades extra-escolares, trabalhar com grupos reduzidos de crianças num total de 80 por escola e experimentar métodos que possam ajudar as crianças a melhorar o aprendizado de leitura, escrita e matemática.

Juntamente com estas sessões, pretende-se introduzir nas escolas hábitos de leitura, disponibilizando livros e acesso à internet e informática, embora com inicial limitada capacidade de absorção da maioria das crianças das escolas seleccionadas e envolvidas no projecto.

O projecto liderado pela AJS, envolve ainda o CRB e a OMUNGA e é financiado pela USAID através da World Learning.

Para além do reforço das capacidades dos educadores recrutados para trabalhar nas referidas escolas, o projecto prevê também sessões de refrescamento do quadro docente destas escolas.

Outro objectivo é ligar a escola mais à comunidade com partilhas constantes e envolvimento das lideranças comunitárias e dos encarregados de educação.

Com muitos obstáculos iniciais e com imensas dificuldades de se conseguir o aval do titular da educação a nível da província, provocando algum atraso no arranque e certo desfasamento do programa do projecto, felizmente já está em marcha.

A OMUNGA trabalha com as escolas primárias Sagrada Esperança na Zona Comercial e as escolas dos bairros da Luz, São Miguel e Ngolo d'Areia.

Nestas escolas, juntamente com os educadores, trabalha um animador de vídeo com o intuito de facilitar as Técnologias de Informação mais acessíveis às comunidades e fundamentalemnte às crianças.


Sem comentários: