17/05/2013

EUROPA SE UNE CONTRA A TROIKA: 7 - 9 DE JUNHO EM ATENAS


Por uma Europa democrática, social ecologista e feminista!


Nos próximos dias 7, 8 e 9 de Junho, vão reunir-se, em Atenas, mais de uma centena de movimentos sociais, associações, colectivos e sindicatos de mais de 20 países Europeus, num espaço de debate e mobilização contra o regime de austeridade que está a ser imposto.
Lá, como cá, manifestamo-nos contra este brutal ataque do capital financeiro, a chantagem da dívida e as políticas de  austeridade levadas a cabo na Europa, em particular nos países do Sul,  que só levam ao empobrecimento, à devastação social, à negação da democracia.
Ninguém deve ficar só perante a crise é a palavra de ordem dos movimentos gregos. Porque a Grécia tem sido  particularmente massacrada pela austeridade, mas também porque as lutas travadas pela população têm sido verdadeiros exemplos de resistência, esta cimeira  alternativa vai acontecer lá. A afirmação da solidariedade  é o primeiro passo para a construção de espaços de acção e de mobilização conjunta.
A nossa luta é internacional, nacional e local. É também europeia. É urgente o reforço da nossa capacidade de acção e de uma estratégia comum que inverta a relação de forças face às elites que têm dominado a Europa. Esta cimeira alternativa constituirá um momento importante para fazê-lo.
Debate preparatório no dia 18 de Maio, 17h, no Martim Moniz (lado sul da Praça).

Porque não existem inevitabilidadesMobilizemo-nos!
Antes da Cimeira Alternativa de 7 e 8 de Junho, outra data importante:  1 de Junho – Manifestação Internacional sob o lema “Povos Unidos contra a Troika!” Participa!


Como participar?

* Subscrevendo o apelo e divulgando a iniciativa.
* Porque sabemos que é urgente a afirmação de alternativas, está a ser elaborado um “Manifesto dos Povos” a ser debatido por movimentos sociais em toda Europa. A proposta está disponível no site da cimeira e, em Portugal, será realizado um debate preparatório no dia 18 de Maio, pelas 17h, no Martim Moniz (lado sul da Praça).
* Para participar no processo a nível nacional contacta-nos através do email altersummitcoordpt@gmail.com
*****************
Em Atenas, dias 7 e 8 de Junho, reuniremos em assembleias e encontros sectoriais/temáticos para discutir problemas e estratégias de acção comuns: Situação na Grécia e iniciativas de solidariedade;  feminismos contra a austeridade; dívida, fiscalidade, finança e bancos; ecologia; luta contra a extrema direita, o sexismo e a homophobia; imigração e direitos dos-as imigrantes; emprego e direitos dos-as trabalhadores-as; bens comuns e serviços públicos (saúde, reformas, educação, água...); direitos sociais para todos e todas: contra a pobreza e pelo direito à habitação; democracia, os tratados e a governança económica na Europa; a paz e o papel da Europa no mundo.

Organizações portuguesas que até agora subscreveram o apelo:
ATTAC-Portugal, CGTP-In, Clube Safo, Cultra, Fenprof, Habita, Marcha Mundial das Mulheres Portugal, Panteras Rosa, Precários Inflexíveis, SOS Racismo, SPGL, UMAR.

Sem comentários: